Estado: Frente Parlamentar e CNBB lançam a cartilha do trânsito seguro no RS
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário Popular – Pelotas, 25/10/2007
Na próxima segunda-feira, a Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançarão em Porto Alegre a campanha para difundir, no Estado, a cartilha Os Dez Mandamentos do Trânsito Seguro. No final da tarde de segunda-feira o presidente da Frente, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), se reuniu com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, para acertar os últimos detalhes do evento, que acontece às 10h no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RS. Também participou do encontro o deputado estadual Miki Breier (PSB), que coordenou, por quatro meses, os trabalhos da Subcomissão de Segurança no Trânsito do parlamento gaúcho.
PARCERIA
A cartilha é resultado de uma parceria firmada em julho deste ano entre a Frente Parlamentar e a CNBB, com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Até o final do ano, serão distribuídas em todo o país 10 milhões de cartilhas com dicas de segurança e regras básicas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, inspiradas nas orientações criadas pelo Vaticano. “A cada dia, 100 pessoas morrem no trânsito no País. A cada ano, são 35 mil mortos. Combater essa guerra é um desafio para governo, legislativo e sociedade. Não podemos aceitá-la como algo natural”, afirmou Beto. Disse, ainda, que a parceria com a CNBB será fundamental para levar a mais pessoas a consciência sobre a segurança no trânsito. “A mudança de atitude é determinante para diminuir a violência e poupar milhares de vidas.”
Dom Dadeus Grings disse que a violência no trânsito é uma guerra e para combatê-la é preciso o envolvimento de toda a sociedade. A CNBB utilizará uma rede de rádios e TVs católicas para reproduzir as idéias de educação e responsabilidade para o trânsito, defendidas pelos parlamentares.