Mais um título
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 25/10/2007Projeto proposto pelo deputado Luciano Azevedo é aceito pela Assembléia Legislativa, e torna Passo fundo a Capital Estadual da Literatura
Segundo ON
Reconhecida nacionalmente como a Capital da Literatura, Passo Fundo recebe mais um título e torna-se agora a Capital Estadual Literária, enaltecendo as produções artísticas e culturais que a cidade tem proporcionado através de programações variadas e, principalmente, através da realização bienal das Jornadas Literárias, que vêm acontecendo há mais de duas décadas e trazendo ao município milhares de pessoas.
Aprovado ontem, o projeto foi proposto pelo deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) no início de seu mandato. "A lei aprovada é uma contribuição que estou dando para que a cidade fortaleça essa imagem que temos construído, de uma cidade que respeita a cultura, valoriza a literatura e cultura", explica o deputado. Na justificativa da proposta, destaca que a cidade abriga um dos mais importantes eventos culturais da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, e por isso merece esse reconhecimento.
Jornada
Luciano lembra que tudo iniciou em 1981, quando a professora Tania Rösing manifestou seu descontentamento com o fato de que as ações culturais estavam concentradas apenas em Porto Alegre. A partir daí nasceu o que viria a ser essa grande manifestação literária que é a Jornada de Literatura de Passo Fundo. Em nome da equipe realizadora das Jornadas, Tania Rösing se disse surpresa, pois não tinha conhecimento do projeto. "Se nós somos a Capital Nacional da Literatura, no Rio Grande do Sul, não há cidade alguma que faça o que se faz em Passo Fundo pelo livro, pela leitura e pela literatura. Portanto, seria uma incoerência outra cidade do estado receber esse título. Acredito que o deputado Luciano Azevedo reforçou a idéia defendida pelo deputado Beto Albuquerque (PSB), e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Jornada e seus desdobramentos", declarou a coordenadora, reforçando o fato de que, com isso, pode-se ampliar as parcerias para a continuidade do movimento, além de manter sua qualidade e aperfeiçoar seu processo de inovação.
Tania Rösing fez questão de lembrar que o evento é finalista do prêmio Fato Literário deste ano. "É necessário que toda população passo-fundense se una, votando pela internet, para fazer com que Passo fundo seja realmente o Fato Literário de 2007." O prêmio de R$ 10 mil, se conquistado, será inteiramente revertido na compra de livros, o que reforça o papel e a importância da Jornada. O voto pode ser depositado no site www.clicrbs.com.br.
A lei, que foi aprovada na Assembléia Legislativa por unanimidade, deverá ser sancionada pela governadora Yeda Crusius dentro de 15 dias. Passo Fundo já é reconhecida, no país, como a Capital Nacional da Literatura, em função de projeto de autoria do deputado federal Beto Albuquerque. "É uma complementação do título concedido pelo Congresso Nacional, com o intuito de valorizar ainda mais a cidade", concluiu Luciano Azevedo.