Passo Fundo agora é também a Capital Estadual da Literatura
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 25/10/2007
A comemoração foi geral ontem em Passo Fundo depois da notícia de que a Assembléia legislativa aprovou nesta quarta-feira o projeto do deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) que declara Passo Fundo a Capital Nacional de Literatura. “A lei aprovada é uma pequena contribuição no sentido de reforçar a imagem que a cidade vem cosntruindo, de valorização da literatura e da cultura geral”, afirmou Luciano. Na Justificativa da proposta, o deputado destaca que a cidade abriga, a cada dois anos, um dos maiores eventos culturais do país: a Jornada ncaional de Literatura de Passo Fundo. O prefeito Airton Dipp, disse no finald a tarde que ficou muito satisfeito e feliz pelo reconhecimento dado pelo parlamento Gaúcho. O mesmo disse Tânia Rösing, coordenadora das Jornadas Literárias. Ela foi surpreendida com a boa notícia e comemorou com a equipe.
Luciano lembra que tudo iniciou em 1981, quando a professora do curso de letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), Tânia Rösing, descontente com o fato de as ações culturais estarem concentradas em Porto Alegre, manifestou ao escritor Josué Guimarães o desejo de realizar um evento com a participação de escritores sul-riograndenses. Imediatamente, josué encampou a idéia e se comprometeu em levar até Passo Fundo nomes como Moacyr Scliar, carlos Nejar, Mário Quintana e Cyro Martins. Em agosto de 1981, foi realizada a I Jornada Sul-Rio-Grandense de Literatura.
Dois anos mais tarde, 1983, ocorreu a I Joranda Nacional de Literatura, com a participação de escritores como Antônio Callado, Millör Fernandes, Luiz Fernando Veríssimo e Lyz Luft. Desde então, o evento tem movimentado culturamente a cidade. Luciano enfatiza que um dos principais objetivos do evento sempre foi a formação de leitores, estimulando a curiosidade e o envolvimento do público com as obras dos autores convidados. A lei aprovada pela Assembléia deverá ser sancionada pela governadora Yeda Crusius em 15 dias. Passo fundo já é reconhecida, no país, como a Capital Nacional de Literatura, em função do projeto de autoria do deputado federal Beto Albuquerque (PSB).