PolA�ticos incorporam novas tecnologias A�s campanhas
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in: Beto na Mídia
- Tags
JORNAL DO COMA�RCIO – PORTO ALEGRE
Com a possibilidade de utilizaA�A?o da internet nas campanhas eleitorais, as redes sociais surgem como importantes ferramentas de relacionamento com os eleitores. O contato direto com os candidatos atravA�s do microblog Twitter tem sido um dos espaA�os mais populares entre os internautas.
Os prA�-candidatos A� presidA?ncia da RepA?blica estA?o conectados A� novidade e jA? criaram seus perfis no Twitter. O tucano JosA� Serra (@joseserra_) possui em torno de 209 mil seguidores na internet. A petista Dilma Roussef (@dilmabr) A� acompanhada por 36 mil internautas. Pelo PV, Marina Silva (@silva_marina) possui 27 mil seguidores; Ciro Gomes (@CiroFGomes), do PSB, que deve sair da disputa, tem 15 mil, e PlA�nio de Arruda Sampaio (@pliniodearruda), do P-Sol, 3 mil.
Os provA?veis candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul tambA�m estA?o atentos a essa nova tecnologia. O petista Paulo Paim (@paulopaim) conta com quase 6 mil seguidores. O peemedebista Germano Rigotto (@rigotto) se comunica com 1,5 mil internautas. A progressista Ana AmA�lia Lemos (@anaamelialemos) possui 800 seguidores no Twitter.
Entre os seis prA�-candidatos gaA?chos que concorrem ao PalA?cio Piratini, cinco jA? aderiram ao Twitter. Pelo P-Sol, Pedro Ruas (@pedroruaspsol); pelo PSB, Beto Albuquerque (@BetoAlbuquerque); pelo PSDB, Yeda Crusius (@blogdayeda); pelo PTB, LuA�s Augusto Lara (@laraptbrs); e pelo PT, Tarso Genro (@tarsogenro). Todos mantA?m contato diA?rio com seguidores dos seus microblogs. A coordenaA�A?o de campanha de JosA� FogaA�a avalia a possibilidade de criar um perfil para o peemedebista.
Os deputados estaduais, muitos na corrida pela reeleiA�A?o, tambA�m jA? adeririam ao sistema, assim como deputados federais gaA?chos e vereadores da Capital.
O acesso ao Twitter A� gratuito e estA? disponA�vel no em http://twitter.com. Permite a divulgaA�A?o e troca de mensagens em atA� 140 caracteres. TambA�m A� possA�vel fazer o compartilhamento de links com textos e fotos.
A campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi pioneira e virou referA?ncia na utilizaA�A?o da internet como plataforma de mobilizaA�A?o eleitoral. O democrata investiu cerca de US$ 47 milhA�es somente para a campanha via rede mundial de computadores.
d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);