Eleições – PSB quer espaço

Jan 19 2004
(0) Comments

Pioneiro

Pioneiro, 19/01/2004

Eleições – PSB quer espaço

Sigla deve concorrer à prefeitura em 40 cidades, entre elas Caxias

ANAHI FROS

Caxias do Sul – A Executiva estadual do PSB definiu: o partido terá candidatos, seja a vereador ou prefeito, nos 200 municípios onde está organizado. Serão pelo menos 40 municípios onde os socialistas lutarão pela cabeça-de-chapa – entre elas Caxias do Sul -, além de outras 20 cidades nas quais apontarão um representante para a vice-prefeitura.

Essas foram as principais diretrizes apontadas durante o final de semana no Hotel Samuara, sede escolhida pela elite do partido no Rio Grande do Sul para traçar os principais planos de ação às eleições municipais deste ano.

– Estamos mobilizando 1,5 mil homens e mulheres para a disputa nos Legislativos gaúchos e conversando com todos os partidos – destaca o vice-presidente estadual e nacional do PSB, deputado federal Beto Albuquerque, que, na reunião, apontou que o crescimento do partido dependerá exclusivamente do resultado das eleições municipais.

Conforme o presidente estadual da sigla, Caleb de Oliveira, as 13 horas de discussões também serviram para o debate de formas de ampliação do conhecimento partidário entre os filiados, como auxílio à formação política dos quadros por meio de cursos e a criação de um banco de dados de projetos, definições que não focariam somente as eleições de 2004.

– A unificação das propostas é uma ação necessária. Agora é a hora de crescermos em termos de participação dentro das instituições – aponta Caleb.

Sobre a possibilidade de concorrer a prefeito em Caxias do Sul, comenta:

– As chances são de 99%. Tenho essa vontade, e somente um fato novo me impediria de fazê-lo, como uma mudança no quadro político da cidade.

– Para a Executiva do partido, Caleb é 100% candidato – complementa Beto Albuquerque.

Com três candidatos concorrendo, o PSB não conseguiu eleger nenhum representante à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nas eleições de 1999. Para este ano, o partido deverá apresentar 25 nomes à disputa do Legislativo, informa o presidente do Diretório municipal, Paulo Dahmer.

As projeções

Os 200 municípios onde o PSB está organizado somam cerca de 6 milhões de eleitores

Atualmente, o PSB governa sete cidades do Estado e ocupa oito vice-prefeituras

O PSB deverá ter candidato próprio à prefeitura em 40 municípios gaúchos, e a vice-prefeito em 20 cidades. Nas eleições municipais de 1999, o partido concorreu em cerca de 30 municípios

O PSB soma 86 vereadores em 61 municípios

O partido está mobilizando 1,5 mil filiados para disputar cargos nos Legislativos municipais