Críticas do presidente do PL à Palocci ofuscam posse do novo ministro

Mar 15 2004
(0) Comments

iG.com.br

iG.com.br, 15/03/2004
Críticas do presidente do PL à Palocci ofuscam posse do novo ministro

BRASÍLIA – O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto (SP), roubou a cena durante a posse do novo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ao defender a saída do ministro da Economia, Antônio Palocci do cargo e criticando o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Gosto do Palocci, mas ele não entende nada de economia. Se entendesse, ele não punha o Henrique Meirelles no Banco Central. Um cidadão que não tinha afinidade com o PT, como o nosso governo e com a nossa aliança. Banqueiro, como Henrique Meirelles, só defende banqueiro, disparou.

Para o presidente do PL, a política econômica conduzida por Palocci está levando o país para o buraco. Na minha opinião ele [o presidente Luiz Inácio Lula da Silva] tem de trocar o ministro Palocci por alguém que tenha competência para o cargo. O Palocci tem competência para ser prefeito de Ribeirão Preto, não para ser ministro da Fazenda, completou.

Os tons das críticas de Costa Neto, justamente no dia da posse de um novo ministro do PL, causou um clima de constrangimento dentro do Palácio do Planalto. O vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), estava revoltado. Para ele, as declarações de Costa Neto foram irresponsáveis, inoportunas e oportunistas e sugeriu que o presidente do PL esteja agindo em interesse próprio. Para alguém fazer uma declaração dessa, em um dia
como este, sendo presidente do partido do vice-presidente da República deve ter alguma razão social, motivada pela área da Receita, insinuou.

Para Beto Albuquerque, Costa Neto quer aparecer e o comparou à personagem Darlene, da novela Celebridade, que faz tudo pela fama. Acho que o Waldemar está pedindo alguns minutos de fama. Estão surgindo mais Darlenes aí perto do governo, afirmou. O deputado também saiu em defesa de Palocci. O ministro Palocci é um pilar do nosso governo e é por causa da política econômica comandada por eles é que o Brasil tem a menos taxa de juros dos últimos dez ano e está pronto para crescer, disse. Beto Albuquerque disse que quem deveria sair é o presidente do PL. Quem tem que pedir o boné e sair é ele depois de fazer uma declaração destas, atacou.

Já o ministro do Planejamento, Guido Mantega, preferiu não comentar as críticas de Costa Neto, mas saiu em defesa de Palocci. O ministro Palocci é um dos principais responsáveis pelo avanço que o país obteve ao longo de um ano e três meses do novo governo. O Brasil deu um salto, fez uma reviravolta na situação que se encontrava e hoje está pronto para crescer. Isso se deve em parte ao trabalho do ministro Palocci, afirmou.

O novo ministro dos Transporte preferiu a cautela. Alfredo Nascimento preferiu considerar as declarações de Costa Neto como isoladase afirmou que, como vice-presidente do partido, não faria estas críticas. Por diversas vezes, o vice-presidente da República, José Alencar, tem feito críticas à política econômica do governo.