Beto é cogitado para assumir comando situacionista

Mar 25 2004
(0) Comments

Jornal do Comércio

Jornal do Comércio, 25/03/2004

Beto é cogitado para assumir comando situacionista

Cogitado para ocupar a liderança do governo Luiz Inácio Lula da Silva no congresso desde o início da tarde de ontem, quando teve o seu nome destacado pelo líder do PSB na Câmara dos Deputados, Renato Casagrande (ES), o parlamentar gaúcho Beto Albuquerque preferiu não se manifestar oficialmente sobre o assunto. Por meio de sua assessoria, disse que não recebeu nenhum convite formal a respeito e que cabe ao presidente Lula a prerrogativa de indicar um novo líder.

A especulação em torno do nome de Beto, atual vice-líder do governo, veio à tona assim que o atual detentor do cargo, Miro Teixeira (RJ), anunciou a intenção de renunciar ao posto. Beto foi pré-lançado’ para disputar o cargo pelas mãos de Casagrande, que aposta no gaúcho para a liderança. O parlamentar passo-fundense, que cumpre seu segundo mandato como deputado federal, tem sido um dos principais defensores da atual gestão e demonstrado total lealdade ao governo Lula. Comenta-se, inclusive, que sua conduta esteja gerando ciúmes em alguns parlamentares petistas do Estado.

Candidato à prefeitura de Porto Alegre, Beto foi cuidadoso ao lidar com os boatos em torno de sua indicação para assumir a liderança do governo federal. Ele afirmou que um projeto não prejudica o outro, mas que não cabe a nenhum partido deter a indicação do líder do Governo. Uma coisa é a liderança do governo, outra a prefeitura de Porto Alegre. Não se pode pensar que um cargo seria oferecido em troca de outro, teria dito o parlamentar, ao comentar os boatos. Segundo Casagrande, o fato de Beto disputar o pleito na Capital não será empecilho para que ele venha ocupar o cargo de líder. A intenção do PSB, que realiza seminário nacional hoje e amanhã, em Brasília, é convidar Miro a se filiar ao partido.