Beto Albuquerque
Apr
06 2004
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional
O Nacional, 06/04/2004
Beto Albuquerque
O vice-líder do governo, Beto Albuquerque, no domingo (4), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo falou sobre o cenário político nacional, sobre a possibilidade de ser líder do governo, sua campanha para prefeito de Porto Alegre e outros assuntos de interesse do município.
Beto Albuquerque comentou que o cenário nacional da política começou o ano conturbado, mas que não viu, em nenhum momento, denúncias tipo Waldomiro Diniz serem mais importantes do que os interesses brasileiros. O que acontece é que a oposição transformou o caso que envolvia um assessor, que se enredou em corrupção antes de ser assessor da Casa Civil – porque o fato corruptivo se deu no ano de 2002 -, e acabou fazendo agora um barulho muito grande sobre aquele assunto. O caso Valdomiro Diniz está encerrado, mas é um caso de polícia e não de governo. A política não esta contaminada por Waldomiro Diniz ou por waldomiros dinizes. Somos um governo sério e comprometido e tratamos de encaminhar o assunto para a polícia para ter um final no Judiciário, salienta.
Beto diz que não ficou em dúvida sobre quem armou o circo para fazer a inseminação artificial do problema, que aconteceu no ano de 2002, e inocular no governo agora. O subprocurador da República, juntamente com o Cachoeira, armou todo o circo para pegar a denúncia de 2002 e tentar contextualizar em 2003. É lamentável, e esperamos que o Ministério Público julgue este procurador que não é digno de estar no Ministério Público, pois desonrou a tradição da entidade.
Ele ressaltou que o governo não está fazendo juízo de valor do Ministério Público, somente porque um membro seu foi desleal e irresponsável, porque diz não ser justo que, devido a um problema com o assessor da Casa Civil, fazer um juízo de valor definitivo sobre todo o ministério.
Beto comenta que o clima político nunca será calmo e estabilizado em Brasília, mas que está melhor.Na semana passada, votamos o Plano Plurianual. Ele salienta que o funcionamento do governo está em sua normalidade. O que acontece é que no momento o governo está há três semanas sem líder na Câmara Federal e esta é uma decisão particular do presidente Lula. Imagino que, na semana passada ele não quis anunciar pela novidade que envolveu o subprocurador Santoro, mas acho que o anúncio não deve passar de segunda ou terça-feira.
Oposição deve fazer uma releitura do país
Sobre a oposição, Beto Albuquerque diz pensar que a mesma deve fazer releitura das ruas do Brasil, ressalta que o povo está esperando o desenvolvimento do país e por mais oportunidades de emprego.
Quando questionado em relação ao desenvolvimento do país, o vice-líder salienta que o governo está otimista com o desenvolvimento deste ano. Comenta que o primeiro trimestre do ano já apresenta um crescimento econômico de 1,7% do PIB e que já foram abertas em torno de 300 mil novas vagas de trabalho no país. Temos convicção de que a taxa de juros pode baixar até 0,5% até o final do ano e, portanto, acho que vamos encerrar o ano com uma fotografia muito melhor do que aquela que vem sendo tirada em pesquisas recentemente. Costumo brincar que pesquisas são fotografias do momento. No dia de ventania, a chance de sair descabelado é muito grande.
Candidatura a prefeitura de Porto Alegre
Beto Albuquerque é candidato a prefeito de Porto Alegre e comenta estar entusiasmado. Porto Alegre está prospectando uma mudança. Estamos propondo mudanças com idéias novas e a campanha está indo muito bem. Caso for indicado a líder do governo, ele destaca que avaliará a possibilidade de compatibilizar as duas coisas. Como uma coisa vem atrás da outra, vamos esperar primeiro acontecer, para depois fazer juízo de valor. No momento, continuo firme no meu trabalho.
É filosofia do PSB disputar eleição nas capitais e o partido no Rio Grande do Sul está cumprindo com a sua tarefa.. Ele também destaca que está entusiasmado com a possibilidade de ir ao segundo turno. Não estou preocupado no momento em ganhar, e sim em ir para o segundo turno nas eleições, pois é neste momento que se disputa a vitória.