Trânsito lento

Apr 10 2004
(0) Comments

Informe JB

Informe JB, 10/04/2004
Trânsito lento
O vice-líder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), também quer ver tramitar mais rápido um projeto de sua autoria. Desde dezembro na CCJ do Senado, a proposta torna mais rigoroso o Código de Trânsito e foi defendida pelo ministro da Saúde, Humberto Costa. Aprovada por unanimidade na Câmara, estabelece o aumento da pena de prisão por homicídio culposo no trânsito – de dois para quatro anos – quando o motorista estiver alcoolizado.
Trânsito seguro
Esta semana, em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde cujo tema foi o trânsito, Beto Albuquerque, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, comparou as estatísticas de morte nas ruas e estradas brasileiras com o atentado ocorrido em Madri.
– No Brasil o trânsito faz mais vítimas fatais, em quatro dias, que as 200 mortes na capital espanhola.
O valor da vida
A violência no trânsito causa prejuízo também aos cofres públicos. Cerca de 30% dos R$ 351 milhões destinados pelo Ministério da Saúde para internações no SUS são gastos com vítimas de trânsito. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada estima em R$ 5,3 bilhões ao ano o prejuízo com tais acidentes – e cerca de 42% do valor se referem à perda de capacidade produtiva das vítimas.