Lula afirma a líderes que deve anunciar agenda positiva amanhã
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Folha OnlineFolha Online, 12/05/2004
Lula afirma a líderes que deve anunciar agenda positiva amanhã
Brasília, 12 – Na reunião com os líderes dos partidos aliados da Câmara, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que anunciará amanhã medidas da chamada agenda positiva do governo.
A lista de medidas, de acordo com relato dos participantes ouvidos pela Folha Online, inclui o aumento de 35 mil recrutas para as Forças Armadas, a extensão aos aposentados da possibilidade de concessão de empréstimos com desconto na origem pagadora e a construção de 7.800 Km de rodovias até o final do ano.
No encontro, Lula acertou com os líderes uma nova reunião para tratar da medida provisória que reajustou o salário mínimo para R$ 260. O presidente reafirmou que o reajuste do mínimo para o atual valor foi o limite do possível.
O ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política), também participou da reunião.
Reclamações
Os deputados voltaram a cobrar mais encontros com ministros e com o próprio presidente. Ontem, durante encontro com os líderes no Senado, Lula disse que determinaria aos ministros que compareçam ao Congresso para ter mais contato com deputados e senadores da base.
O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), relatou que Lula disse aos deputados que o encontro desta terça representou o início de uma série de reuniões que serão realizadas para aproximar mais o Palácio do Planalto e o Congresso.
Albuquerque criticou os ministros que se recusam a receber congressistas. Eu acho que o exemplo que o presidente Lula está dando, de ir ao encontro de sua base de apoio no Congresso, precisa chegar aos olhos dos ministros. O ministério do nosso governo está muito ausente, muito distante das relações políticas do Congresso.
Ele disse que o presidente deverá reunir o ministério para reiterar que a disposição do governo é a de manter uma relação ampla com a base na Câmara e no Senado. Essa é a ordem do presidente.Se tiver ministro querendo ficar acima da ordem do presidente vai ter que dar lugar a outro, porque nós precisamos ter um ambiente de diálogo, de respeito mútuo, que só facilita as coisas quando nós temos que tomar decisões importantes no Congresso Nacional, afirmou Albuquerque.
Segundo lista divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência da República, estiveram com Lula: líderes do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP); do PMDB, José Borba (PR); do PTB, José Múcio Monteiro (PE); do PPS, Júlio Delgado (MG); do PSC, Pastor Amarildo (TO); do PP, Pedro Henry (MT), do PSB, Renato Casagrande (ES); do PC do B, Renildo Calheiros (PE); do PL, Sandro Mabel (GO), além do líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN); do líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP); os vice-líderes do governo na Câmara, deputados Sigmaringa Seixas (PT-DF), Vicente Cascione (PTB-SP) e Beto Albuquerque (PSB-RS), e o representante do PV, Edson Duarte (BA).
As informações são da Folha Online.