Lula está tranqüilo com a decisão tomada e não vai voltar atrás

May 12 2004
(0) Comments

ig.com.br

ig.com.br, 12/5/2004
Lula está tranqüilo com a decisão tomada e não vai voltar atrás

BRASÍLIA – Durante um café-da-manhã com líderes partidários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que não vai voltar atrás na decisão de expulsar o repórter do New York Times, Larry Rohter, que escreveu uma reportagem insinuando que Lula teria problemas com bebidas alcoólicas.

O presidente Lula está muito tranqüilo sobre a decisão que tomou. Ele pensou dez vezes antes de decidir. Obviamente ele não voltará atrás, disse o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque.

Segundo o deputado, na conversa com os parlamentares, Lula lembrou a arrogância do piloto americano que acabou deportado porque fez um gesto obsceno enquanto era identificado pela Polícia Federal. O Lula agora é uma instituição, ele é a Presidência da República e precisa ser respeitado, afirmou.

Na avaliação feita durante a reunião, ficou claro que o presidente não vê a expulsão como uma censura à liberdade de imprensa. Teria sido censura se ele tivesse sido expulso por ter criticado a política econômica do governo.

A crítica política é livre, mas a matéria publicada é mentirosa, jornalismo marrom, disse.

Beto Albuquerque disse que Lula se mostrou desconfortável com as críticas feitas a ele por tomar bebidas alcoólicas em eventos públicos. Porque ele agora é presidente tem que virar santo? Todos nós tomamos cerveja, pinga, vinho. Lula sempre fumou, porque agora é presidente vai ter que parar de fumar?, questionou.

O deputado disse que o governo não está preocupado com a repercussão internacional porque o que está em jogo é a auto-estima do país. Não dá para aturar americano desaforado que não respeita as instituições do país, disse.

Daniela Nahass, repórter iG em Brasília