Passo Fundo terá vôo direto a São Paulo com Boeing 737

Oct 20 2004
(0) Comments

O Nacional

O Nacional, 20/10/2004

Passo Fundo terá vôo direto a São Paulo com Boeing 737

O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB) confirmou na manhã de ontem que Passo Fundo terá um vôo direto para São Paulo, com um Boeing 737. O vôo esteve ameaçado pela impossibilidade de a companhia manter a aeronave Jet Class – adquirida por leasing – em operação.


A mobilização de lideranças como Beto levou a Varig a substituir a aeronave por um Boeing com capacidade para 120 pessoas. É mais uma vitória importante para o desenvolvimento da região, comemora Beto. A confirmação foi dada ao deputado pelo presidente da companhia Luís Carlos Martins. Beto lembra que a manutenção do vôo apenas é possível devido ao investimento de R$ 2,5 milhões na melhoria da infra-estrutura do aeroporto, no alargamento em 30 metros e reforço da pista de pouso, na reforma do terminal e acesso aos hangares e instalação do VOR para monitorar vôos.


A solução do impasse passou pela liderança do governo, pelo trabalho do vereador Marcos Cittolin como presidente da Comissão Especial e pela mobilização da sociedade. Cittolin confirmou o primeiro vôo do Boieng, saindo de São Paulo em direção a Passo Fundo para o dia 1º de novembro. Ele destaca que a cidade ganha em competitividade, pois teremos acesso direto ao maior centro econômico do país. Das cidades do interior do estado, somente Caxias do Sul e nós possuímos vôos direto para São Paulo, salienta o vereador. Além disso, Cittolin ressalta a abertura econômica pela qual passaremos, sendo que os interesses em investimentos na cidade será facilidade de acesso com a capital econômica do Brasil. A próxima batalha do vereador é o retorno do vôo a Porto Alegre.

Deputado Beto confirma vôos pela Varig


Em audiência com a direção da Varig em Brasília, às 14 horas de ontem, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), confirmou o início dos vôos de Passo Fundo ao centro do país pelo avião Boeing 737, com capacidade para 120 passageiros. O assunto vinha sendo tratado numa ligação em defesa dos interesses da região, graças à comissão de estudos e mobilização instalada na Câmara de Vereadores a requerimento do vereador Marcos Cittolin. Foi o próprio vereador que confirmou o resultado positivo para Passo Fundo, na tarde de ontem, ressaltando a importância das constantes ações que envolveram a comunidade. Se as lideranças aceitasse pacificamente a retirada do vôo a São Paulo, a região perderia uma referência de modernidade e estrutura da maior importância para o desenvolvimento de seus empreendimentos, destacou o vereador.

Tem Boeing na linha


O importante da conquista para Passo Fundo, além do aspecto da pedagogia de luta pelos interesses comunitários, é a possibilidade de crescimento como cidade pólo. Não há dúvidas de que todo o planejamento, desde a construção da pista do Aeroporto Lauro Körtz, nas fazes anteriores quando o deputado Beto era secretário de Obras do estado, foi direcionado à capacitação para receber aeronaves maiores. O sinal de alerta sobre a possibilidade de retirada dos vôos para São Paulo, despertou a inconformidade das lideranças mais conseqüentes da cidade, a partir da comissão instituída na Câmara em regime de urgência. As atitudes que se seguiram, provocando manifestações de instituições e empresas regionais em favor do vôo para o centro do país, tiveram o mérito de reverter a situação, tanto que o resultado imediato foi a retomada dos vôos em aeronave com o dobro de lugares. Sem dúvida, além da conquista e resgate do status de liderança regional, restou a lição sobre o modo de encarar desafios em que pese o tamanho da dificuldade. Neste aspecto, o deputado passo-fundense Beto Albuquerque e o vereador do mesmo partido, Marcos Cittolin, que fez a ligação desse pleito para Passo Fundo, tiveram o desempenho à altura da pujança de nossa terra.


No dia 1º de novembro será o vôo inaugural com a presença do deputado Beto e do vereador Marcos Cittolin, convidado especial que representa a comunidade regional. O Boeing, que fará a linha São Paulo-Passo Fundo, chega às 16h em nosso aeroporto Lauro Körtz.

Biossegurança e outros


Importante reunião ocorreu na tarde de ontem a partir do almoço entre líderes partidários no Congresso Nacional com a presença do vice-líder do governo em Brasília, Beto Albuquerque. A proposta decidida é no sentido de limpar a pauta dos trabalhos na Câmara Federal, onde aproximadamente vinte medidas provisórias mantêm a preferência para apreciação com urgência.

Por outro lado, vencida a questão da liberação para safra de soja, resta a apreciação mais delongada dos deputados, no sentido de deliberar sobre outros envolvimento da Lei de Biossegurança, que envolve pesquisa tecnológica da medicina, e outros campos, além da produção vegetal.