AL analisa projeto da Uergs

Nov 13 2004
(0) Comments

Correio do Povo

Correio do Povo, 23/11/2004
AL analisa projeto da Uergs
Universidade quer fazer concurso público
Está na Assembléia Legislativa (AL) o plano de empregos, funções e salários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O projeto chegou na sexta-feira e ficará por dez dias úteis em pauta até ir para a Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovado em plenário, deverá resolver o problema de pessoal da instituição, que atende por meio de contratos emergenciais.
A proposta visa à realização de concurso público em 2005 para a fixação de quadro fixo de professores e funcionários. A cada 12 meses corremos o risco de ficar sem professores para começar o ano letivo, disse o pró-reitor de Administração e Planejamento da Uergs, Victor Odorcyk. Segundo ele, no início de 2004 ocorreu a troca de 80% do corpo docente e de 90% do técnico, devido ao término de contratos emergenciais. Estima-se que, até 2010, serão contratados gradualmente 400 professores e 340 funcionários técnico-administrativos. O cálculo se baseia na previsão de que em cinco anos o total de alunos passará dos atuais 3,2 mil para 8 mil. Hoje, a Uergs conta com 216 docentes.
Um outro projeto de lei, que autoriza realização e prorrogação de contratos emergenciais, tramita na Assembléia, devendo ser votado até 13 de dezembro. Segundo o líder da bancada do PT, Ivar Pavan, os deputados votarão a favor se o projeto atender ao cronograma previsto no estatuto provisório da universidade, aprovado pela Assembléia. O governo está destruindo a Uergs em vez de fortalecê-la, criticou. Segundo Odorcyk, as acusações de desmonte são infundadas. O Executivo está aumentando os recursos a cada ano. O problema é que a Uergs começou maior do que a capacidade.