Zero Hora
Zero Hora, 18/11/2004
Política – Governo cede e base aliada faz novas reivindicações
Votações não foram retomadas
Depois de o governo começar a ceder às reivindicações da base aliada sobre a liberação das emendas de parlamentares, os deputados elevaram o preço para retomar as votações na Câmara e voltar a ter um bom relacionamento com o Executivo.
Líderes governistas estiveram reunidos ontem durante quatro horas para discutir as votações, mas os deputados aproveitaram para exigir a liberação de mais verbas, mais cargos, inclusive por parte de petistas. O PP chegou a reivindicar um ministério para continuar a apoiar o governo na Câmara.
– O governo cedeu e agora eles querem mais – disse um líder governista.
O líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), e o vice-líder Beto Albuquerque (PSB-RS), levaram o assunto aos ministros José Dirceu (Casa Civil) e Aldo Rebelo (Coordenação Política). Os dois deputados trataram com Dirceu principalmente a questão das demandas por cargos e recursos orçamentários. A avaliação dos governistas é de que Rebelo não tem tido cacife para resolver os problemas na base, sobretudo quando passam por nomeação de cargos.
– O governo tem que admitir que tem dois articuladores. Seria melhor se tivesse apenas um. O Dirceu acaba tendo de se envolver – disse outro líder aliado.
Os governistas avaliaram que a emenda que permite a reeleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado continua a ser um obstáculo. Diante do impasse, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT), decidiu divulgar a pauta de votações até o final do ano e não incluiu a proposta. |