Inaugurado novo cais público do porto
Dec
14 2004
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora
Zero Hora, 14/12/2004
Inaugurado novo cais público do porto
Governo estadual fez investimento de R$ 23 milhões na reforma de 450 metros do píer
Inaugurada ontem, a obra de modernização do cais público do porto de Rio Grande ficará à espera de dragagem no canal e da aquisição de equipamentos para operar navios de grande porte. Com investimento de R$ 23 milhões, o governo do Estado reformou 450 metros do píer do Porto Novo, que avança 11,6 metros mar adentro.
A reforma era antiga reivindicação do setor portuário e objetiva igualar as condições de operação dos terminais públicos e privados, gerando preços mais convidativos a importadores e exportadores e ampliando a competitividade do porto.
Hoje, o porto público recebe navios com até 30 pés de calado (10 metros), capazes de carregar entre 30 e 40 mil toneladas. O novo cais, aliado ao aprofundamento do canal que liga o Superporto ao Porto Novo, eleva seu calado para 40 pés (13,3 metros), e permite o carregamento de cerca de 20 mil toneladas a mais em cada embarcação. A obra de dragagem, orçada no montante de R$ 15 milhões, depende de liberação de recursos federais.
– Trabalhamos para a inclusão da dragagem no orçamento da União de 2005 – afirmou o deputado Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do governo na Câmara Federal.
Conforme projeto da Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), a operação caberia à iniciativa privada. As empresas devem ficar responsáveis por adquirir os equipamentos. Segundo o presidente do Centro de Navegação Riograndense (Centronave), Eduardo Adamczyk, os operadores planejam comprar guindastes móveis, orçados entre US$ 3 milhões e US$ 7 milhões.
Durante a inauguração, o governador Germano Rigotto recebeu relatório de um grupo de trabalho criado para apontar soluções que possibilitem a modernização do porto. De acordo com ele, é intenção do Estado permanecer investindo no setor, que torna-se um ponto estratégico ao desenvolvimento da Metade Sul.
Em dois anos, o Estado aplicou R$ 37 milhões no porto. Além da modernização do cais, foram reformados os sistemas de distribuição de água e combate a incêndios. Em 2003, foram investidos R$ 13 milhões na dragagem de manutenção do canal de acesso aos terminais.
O diretor da Suprg, Vidal Mendonça, acredita que a movimentação de cargas no terminal público possa crescer 30%. Além disso, existe a expectativa de que, em 2005, tenha início a reforma de mais 450 metros de cais.
A reforma era antiga reivindicação do setor portuário e objetiva igualar as condições de operação dos terminais públicos e privados, gerando preços mais convidativos a importadores e exportadores e ampliando a competitividade do porto.
Hoje, o porto público recebe navios com até 30 pés de calado (10 metros), capazes de carregar entre 30 e 40 mil toneladas. O novo cais, aliado ao aprofundamento do canal que liga o Superporto ao Porto Novo, eleva seu calado para 40 pés (13,3 metros), e permite o carregamento de cerca de 20 mil toneladas a mais em cada embarcação. A obra de dragagem, orçada no montante de R$ 15 milhões, depende de liberação de recursos federais.
– Trabalhamos para a inclusão da dragagem no orçamento da União de 2005 – afirmou o deputado Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do governo na Câmara Federal.
Conforme projeto da Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), a operação caberia à iniciativa privada. As empresas devem ficar responsáveis por adquirir os equipamentos. Segundo o presidente do Centro de Navegação Riograndense (Centronave), Eduardo Adamczyk, os operadores planejam comprar guindastes móveis, orçados entre US$ 3 milhões e US$ 7 milhões.
Durante a inauguração, o governador Germano Rigotto recebeu relatório de um grupo de trabalho criado para apontar soluções que possibilitem a modernização do porto. De acordo com ele, é intenção do Estado permanecer investindo no setor, que torna-se um ponto estratégico ao desenvolvimento da Metade Sul.
Em dois anos, o Estado aplicou R$ 37 milhões no porto. Além da modernização do cais, foram reformados os sistemas de distribuição de água e combate a incêndios. Em 2003, foram investidos R$ 13 milhões na dragagem de manutenção do canal de acesso aos terminais.
O diretor da Suprg, Vidal Mendonça, acredita que a movimentação de cargas no terminal público possa crescer 30%. Além disso, existe a expectativa de que, em 2005, tenha início a reforma de mais 450 metros de cais.