A sucessão na Câmara
Feb
01 2005
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora
Zero Hora, 01/02/2005
A sucessão na Câmara
Está garantida a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para suceder a José Sarney (PMDB-AP) no Senado. Na Câmara Federal, o maior embate está entre o candidato oficial Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e o dissidente Virgílio Guimarães (PT-MG). Correndo por fora da raia, estão Severino Cavalcanti (PP-PE), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ). Para vencer no primeiro turno na Câmara, o candidato precisa fazer a metade mais um da soma dos votos dos demais postulantes. No final de semana, 10 deputados gaúchos de vários partidos participaram do jantar que o vice-líder Beto Albuquerque (PSB) ofereceu a Luiz Eduardo Greenhalgh. Otimista, o anfitrião prevê que o candidato oficial fará 80% dos votos da bancada gaúcha.
Sucessão
Para justificar o otimismo em relação aos votos da bancada gaúcha, o deputado Beto Albuquerque lembra que os gaúchos sempre respeitaram a regra da proporcionalidade, por isso o “único candidato do PT, bancada majoritária, vencerá a disputa”.
Sucessão (2)
Para conquistar os votos dos deputados, as promessas de Luiz Eduardo Greenhalgh não se limitam a reajuste de vencimentos, mas também a uma atenção maior para os projetos de iniciativa dos parlamentares. Isso para evitar a hegemonia do governo sobre as iniciativas legislativas.