Prefeitura quer trazer Universidade Estadual para o município
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Gazeta do Sul
Uma audiência na tarde desta quinta-feira, dia 10, com o reitor da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), Nelson Boeira, acenou com grandes possibilidades para implantação de uma extensão da unidade pública em Venâncio Aires. O vice prefeito, Airton Artus, e o secretário de Educação, José Cassiano Braga, acompanhados da secretária adjunta de Educação do Estado, Nelsi Hoff Müller, foram apresentar a Boeira o interesse do município no assunto.
“Nós queremos dizer que Venâncio Aires está de portas abertas para a Uergs. Queremos valorizar a Universidade como ela merece”, disse o secretário, dando início ao assunto. Atualmente, a instituição tem extensões em 24 municípios do Estado, conforme explicou Boeira, sendo uma em Santa Cruz do Sul, junto a Unisc. O secretário lembrou que já no ano passado, ainda como vereador, havia destacado na Câmara, sua inconformidade com o fato da Uergs, uma instituição de ensino pública, ter oferecido 50 vagas para cursos em Santa Cruz do Sul, das quais apenas 13 foram preenchidas.
O reitor Nelson Boeira destacou que esta foi uma das realidades encontradas em outros locais, mas que atualmente a Uergs vem sendo reorganizada “Mantemos um bom relacionamento com a Unisc, mas a situação é insustentável: uma universidade funcionando dentro de outra”, disse ele, lembrando que isto acontece também em outras cidades. Ele explicou ainda que estão sendo formados sete Conselhos Consultivos Regionais, englobando as regiões onde existem extensões da Universidade Estadual. “Estes conselhos é que vão discutir, a partir de abril, locais, cursos e prédio para 2006”, disse Boeira, lembrando que já foi procurado por muitos prefeitos do Estado.
No entanto, falou de alguns critérios que serão avaliados como preferenciais para instalação dos cursos, entre eles, que o município tenha uma considerável indicação de alunos do Ensino Médio, que tenha uma demanda de municípios adjacentes e que ofereça estrutura para implantação dos cursos. “Estes critérios nós preenchemos. Temos muitos alunos de terceiros anos que gostariam de concorrer a uma vaga na rede pública para poder cursar uma graduação, estamos entre os vales do Rio Pardo e Taquari e podemos oferecer estrutura”, garantiu Artus. O vice prefeito falou ainda que o município tem sua renda voltada a agricultura e ao setor metal-mecânico, e que poderia instalar especializações nestas áreas “Seriam alternativas para nossos jovens e até para empresas que têm deixado de contratar porque falta mão de obra qualificada”.
O reitor encerrou o encontro destacando que o município tem grandes chances de receber a Uergs. Já amanhã, a Administração inicia os contatos e a mobilização junto à entidades, associações e a comunidade para conseguir a rede pública.