Vice-líder articula apoio para a construção do Portal das Linguagens

Apr 20 2005
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo

O Nacional – Passo Fundo, 20/04/2005
Vice-líder articula apoio para a construção do Portal das Linguagens
 
Apresentar o projeto Portal das Linguagens e buscar apoio para sua execução foi a pauta das reuniões realizadas, na terça-feira (19), com o ministro interino da Educação, Jairo Jorge; o ministro Luiz Gushiken, o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Marcos Cittolin; a coordenadora da Jornada de Literatura, Tania Rösing, e o diretor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo, Marco Antônio Rizzardi. O Portal das Linguagens constitui-se no primeiro complexo arquitetônico educacional, científico, artístico-cultural e tecnológico da América Latina, objetivando democratizar processos de alfabetização e de letramento para pessoas jovens e adultas por meio do acesso a diferentes linguagens, através da Célula Mãe de Alfabetização Cidadã. O portal, que será construído no campus da UPF e funcionará durante todo o ano, amplia a proposta da Jornada de Literatura, que busca a formação de leitores em múltiplas linguagens.
Para Beto, o projeto está sintonizado com as diretrizes da área de educação do governo Federal e sua execução é importante para o Rio Grande do Sul e para o país. "Além de investir na ampliação do ensino e educação, inicia um projeto de descentralização de equipamentos e eventos culturais. Esta é uma oportunidade de levar para o interior do país um complexo que não tem similar na América Latina", disse.
O secretário Cittolin chamou a atenção que esse não é um projeto apenas de Passo Fundo. "O Portal das Linguagens vai atender uma região com população de cerca de um milhão de pessoas, o que significa cerca de 70% da população do interior do RS".
                    
Conforme o vice-líder do governo, há o empenho dos ministros da Educação e da Secretaria de Comunicação para alocar recursos para o projeto, que pode ser do orçamento do MEC, do BNDES e até de empresas estatais. "Também é estudada a possibilidade de investir, em uma primeira etapa, na construção do Grande Circo – tenda principal, com capacidade para seis mil pessoas, que permitirá a realização de ações culturais, educacionais, científicas, corporais e esportivas – orçado em R$ 14, 9 milhões", afirmou. Beto Albuquerque tratará com os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Cultura para viabilizar apoio na construção dos núcleos no entorno do Grande Circo, como o de Interação Científica, Artístico Cultural e Educação a Distância.