Rigotto apresenta RS aos coreanos

May 25 2005
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre

Zero Hora – Porto Alegre, 25/5/2005
Rigotto apresenta RS aos coreanos

O governador Germano Rigotto conseguiu ontem uma tribuna privilegiada para “vender” o Rio Grande do Sul a empresários coreanos, no segundo dia da visita oficial da comitiva encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Coréia do Sul.

Aproveitando uma deixa do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, que citou os governadores gaúcho e cearense, Lúcio Alcântara (PSDB), em palestra no seminário Brasil-Coréia: Oportunidade de Negócios, Rigotto pediu o microfone e fez uma rápida apresentação do perfil econômico do Estado. O chefe do Executivo gaúcho também distribuiu todo o material que trouxe do Brasil em coreano.

Rigotto, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e alguns ministros estiveram reunidos com Lula no Lotte Hotel. Ocorrido pouco antes da reunião do presidente com o colega coreano Roh Moo-hyun, o encontro teria tido como pretexto o aniversário de casamento de Lula e da primeira-dama Marisa Letícia. O casal ofereceu um bolo aos convidados para marcar a data.

Lula participa de reunião com colega 

Às 10h de hoje (22h de ontem no horário de Brasília), começou oficialmente a visita de Lula à Coréia do Sul. O presidente foi recebido por Moo-hyun na Casa Azul, o Palácio Presidencial, numa cerimônia que misturou honras militares e a tradição imperial do país. Durante a execução dos hinos, as primeiras-damas ficaram dois passos atrás dos dois presidentes, uma tradição local.

Lula desfilou em um tapete vermelho estendido nos jardins da Casa Azul. Em seguida, ele e o colega cumprimentaram as autoridades coreanas e brasileiras. Na comitiva estavam presentes os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, das Relações Exteriores, Celso Amorim, e das Minas e Energia, Dilma Rousseff, além de Rigotto e Albuquerque. Pouco antes de começar a cerimônia, Palocci e Rigotto deixaram o lugar reservado às autoridades e brincaram com crianças que estavam no local para saudar Lula.

Em seguida, Lula e Moo-hyun embarcaram num carro aberto e seguiram para o interior do palácio para uma reunião de trabalho. Na agenda do presidente, ele almoçaria com dirigentes de entidades empresariais da Coréia e jantaria com Moo-hyun. Amanhã, a comitiva embarca para Tóquio.

A agenda de hoje
Os compromissos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Germano Rigotto hoje em Seul:
8h (20h de ontem em Brasília) – Café da manhã com empresários coreanos no Lotte Hotel
10h15min (22h15min de ontem em Brasília) – Reunião de trabalho com o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun, no Palácio Presidencial
12h30min (0h30min de hoje em Brasília) – Almoço oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria, Federação das Indústrias Coreanas, Associação de Comércio Internacional da Coréia e Federação das Pequenas e Médias Empresas no Hotel Shilla
14h30min (2h30min em Brasília) – Visita à Assembléia Nacional
16h30min (4h30min em Brasília) – Encontro com a comunidade brasileira na Coréia do Sul, no Lotte Hotel
18h30min (6h30min em Brasília) – Jantar oferecido pelo presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun, no Palácio Presidencial