Crise em Brasília – 21 querem vaga na presidência
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Pioneiro – Caxias do SulO Pioneiro – Caxias do Sul, 22/09/2005
Crise em Brasília – 21 querem vaga na presidência
Brasília – Chega a 21 o número de deputados interessados na vaga de presidente da Câmara aberta ontem com a renúncia de Severino Cavalcanti (PP-PE).
Os mais cotados pelo lado do governo são Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PC do B-SP), e pela oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL). Apoiado por integrantes do PMDB aliado e de oposição, Michel Temer (PMDB-SP) corre por fora e pode surpreender.
De olho no calendário eleitoral, os governadores de Minas, Aécio Neves, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, desembarcaram na terça-feira em Brasília para apoiar a aliança estratégica com o PFL, que pode viabilizar a eleição de Nonô. Os dois ponderaram, porém, que o PSDB não deve fechar as portas a Temer.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu "grandeza" aos partidos da base aliada para evitar que a disputa pela sucessão na Câmara leve o governo a outra derrota, como ocorreu em fevereiro, na eleição de Severino. Segundo o ministro da Coordenação Política, Jacques Wagner, Lula fez o pedido na reunião com os presidentes dos partidos aliados, na terça-feira.
– O presidente chamou a atenção dos partidos de que a gente deveria ter grandeza para que não haja outro episódio como o de fevereiro em que a gente perdeu, talvez por não ter tido essa grandeza – disse o ministro.
Na disputa de fevereiro, o PT teve dois candidatos (Luiz Eduardo Greenhalgh e Virgílio Guimarães) e acabou derrotado por Severino.
Wagner não descartou a possibilidade de o governo apoiar o presidente do PMDB, Michel Temer, para a sucessão de Severino.
Quem está no páreo
– Alceu Collares (PDT-RS)
– Aldo Rebelo (PC do B-SP)
– Arlindo Chinaglia (PT-SP)
– Beto Albuquerque (PSB-RS)
– Ciro Nogueira (PP-PI)
– Delfim Netto (PMDB-SP)
– Eduardo Campos (PSB-PE)
– Eduardo Gomes (PSDB-TO)
– Francisco Dornelles (PP-RJ)
– Inocêncio Oliveira (PL-PE)
– João Caldas (PL-AL)
– José Eduardo Cardozo (PT-SP)
– José Thomaz Nonô (PFL-AL)
– Jutahy Júnior (PSDB-BA)
– Luiz Antonio Fleury (PTB-SP)
– Michel Temer (PMDB-SP)
– Nilton Capixaba (PTB-RO)
– Paulo Delgado (PT-MG)
– Sigmaringa Seixas (PT-DF)
– Walter Pinheiro (PT-BA)
– Yeda Crusius (PSDB-RS)
Protesto
O grito foi a senha para a manifestação de dezenas de estudantes que acabou em pancadaria, ontem, na Câmara. Vilma Pessoa, 44 anos, professora de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, esperou sentada nas galerias até Severino Cavalcanti terminar o discurso de renúncia. Ao final de 30 minutos, levantou-se, rasgando o silêncio que tomava conta do plenário:
– Sai fora, Severino!
Os manifestantes acabaram expulsos pela segurança da Câmara.