Lula respeita decisão e diz que manterá mesma rela
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal do Comércio – Porto AlegreJornal do Comércio, 22/09/2005
Lula respeita decisão e diz que manterá mesma relação com a Câmara
BRASÍLIA – O presidente Lula afirmou ontem que o Planalto manterá o mesmo diálogo com a Câmara dos Deputados, independentemente de quem venha a substituir Severino Cavalcanti (PP-PE) na presidência da Casa. “Foi uma decisão (de Severino) de foro íntimo e que deve ser respeitada. Estou seguro que a Câmara saberá escolher um novo presidente comprometido com o fortalecimento da instituição e da democracia. Quem quer que seja eleito, o governo manterá um diálogo fluído e construtivo com o Poder Legislativo”, afirmou, por meio de sua assessoria.
A Câmara dos Deputados recebeu com alívio o anúncio da renúncia de seu presidente. Para os parlamentares, a saída de Severino servirá para o Legislativo tentar resgatar sua imagem, desgastada com denúncias de envolvimento de deputados com o mensalão. Somente representantes do baixo clero lamentaram o afastamento de seu principal representante.
Primeiro a defender o afastamento de Severino, em bate-boca no qual afirmou que o então presidente era “um desastre” para o Brasil, Fernando Gabeira (PV-RJ) estava satisfeito. “A renúncia foi mais um passo no sentido de recuperar a credibilidade da Câmara”, afirmou.
Líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA) quer que Severino seja punido com a cassação de seus direitos políticos por oito anos. “Vou trabalhar para que a renúncia não sirva de válvula de escape para salvar os direitos políticos”, anunciou. “Era um caminho sem volta”, observou o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS). Para ele, não havia mais condições éticas, políticas e administrativas para ele continuar à frente da Câmara.