Jornal O Informativo do Vale – Lajeado

Oct 17 2005
(0) Comments

O Informativo do Vale – LajeadoO Informativo do Vale – Lajeado, 15/10/2005
Jornal O Informativo do Vale – Lajeado

José Barrionuevo: “Campanha de Rigotto a presidente está crescendo na medida certa”

Sucessão vai influenciar eleição no RS

O jornalista José Barrionuevo, hoje um bem-sucedido consultor de Comunicação, garante que a candidatura do governador Germano Rigotto à Presidência da República está crescendo na medida certa. Justifica a opinião lembrando que os nomes que cresceram muito rápido começam a cair, e exemplifica referindo-se aos nomes de José Serra e Garotinho.

Rigotto destaca a obstinação de Rigotto, que desde 1976 lançou-se vereador em Caxias do Sul, completando portanto 30 anos de política sempre na mesma sigla e mostrando-se um obstinado, pois teria uma reeleição praticamente certa e lança-se a um novo desafio. Na opinião do jornalista, Rigotto desde Triches é o único governador que encerra uma administração com tão elevado índice de aceitação perante a população. Barrionuevo não teme em afirmar que Rigotto será franco-favorito dentro do PMDB, e caso não logre êxito terá peso decisivo num segundo turno, e que independente do nome do eleito, terá peso fundamental no futuro da Administração do próximo presidente da República.

Este contexto vai acabar influenciando a campanha eleitoral do Rio Grande do Sul, onde quem estiver aliado a Rigotto terá melhor desempenho. Dentro do PMDB o jornalista vê que a disputa ficará entre César Schirmer e Eliseu Padilha. E destaca que Padilha, ao trazer Garotinho ao Rio Grande do Sul, não está sendo parceiro de Rigotto. A possibilidade de Antonio Hohlfeld candidatar-se existe, porém os dez meses de mandato como governador terão um peso muito forte na biografia do político.

Outras siglas

Barrionuevo disse que se houver a união de PP-PPS-PDT os nomes escolhidos passam a ter uma viabilidade eleitoral que, separados, não conseguiriam resultado. A força do PP, integrada à boa imagem do PPS e à tradição do PDT, pode ser uma alternativa. No PT o nome do momento é o do ex-prefeito Raul Pont. A figura do ex-governador Olívio Dutra, segundo ele está ultrapassada, pois fala muito e nada diz. O PTB como sigla perdeu todo seu peso, ficando apenas o prestígio pessoal do senador Sérgio Zambiasi.

Encerrando, destacou dois deputados que futuramente terão projeção: o federal Beto Albuquerque (PSB) e o estadual Márcio Biolchi (PMDB). "Albuquerque segue o estilo de Rigotto, na postura. Biolchi tem um estilo bem-humorado, sério, quieto, que não atropela e até nem parece político", encerrou.