Literatura – Passo Fundo, Capital Nacional da lite

Dec 19 2005
(0) Comments

Zero HoraZero Hora, 19/12/2005
Literatura – Passo Fundo, Capital Nacional da literatura

MAURO GRAEFF JÚNIOR/ Passo Fundo/Casa Zero Hora

A cidade que há 24 anos incentiva a formação de novos leitores com a Jornada Nacional de Literatura agora vai receber um título único no país. Projeto aprovado semana passada pelo Senado considera Passo Fundo a Capital Nacional da Literatura.

De autoria do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), a proposta deve ser sancionada numa solenidade no Palácio do Planalto em data a ser confirmada. A iniciativa foi comemorada pelos organizadores da Jornada e por pessoas ligadas ao meio literário.

– É o reconhecimento pelo nosso trabalho, que já trouxe mais de 400 escritores nacionais e internacionais à cidade – contabiliza Tânia Rösing, fundadora e coordenadora da Jornada de Literatura.

Para a professora da PUC Regina Zilberman, diretora do Instituto Nacional do Livro, a cidade e a Universidade de Passo Fundo (UPF) merecem o título.

– É um trabalho magnífico, que aproxima escritores do público. E conquista novos leitores, trabalho que nenhuma outra cidade do Brasil faz – frisa a professora.

Formar novos leitores é preocupação permanente em Passo Fundo. Um dos exemplos é o Mundo da Leitura, espaço que fica junto à biblioteca da UPF para motivar o contato com os livros por meio de diferentes suportes. Mateus Rodrigo Camera, 11 anos, é um freqüentador assíduo.

– Quando leio, viajo e me distancio da Terra. Quando estou lendo, às vezes minha mãe precisa me chamar para eu voltar – conta.

Lucas Molossi Miranda, 11 anos, é outro que adora os livros. Morador de Passo Fundo, nunca participou da Jornada de Literatura, mas já espera a próxima edição do evento para ter contato com os leitores que vêm à cidade.

A Jornada de Literatura ocorre a cada dois anos em Passo Fundo. Em 2005, reuniu 27.415 visitantes e 110 autores.