Beto Albuquerque promove campanha
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo FundoDiário da Manhã – Passo Fundo, 25 e 26/2/2006
Beto Albuquerque promove campanha
“Álcool e Trânsito – TRÁGICA MISTURA”
As estatísticas demonstram que o Carnaval é uma data de altos índices de acidentes nas estradas. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o número de acidentes de trânsito aumenta cerca de 30% neste período. No feriado de 2005, ocorreram 360 acidentes no Estado, com 30 mortos, quase o triplo do ano anterior, e 274 feridos. O resultado trágico da combinação de direção e álcool, segundo levantamento de órgãos de trânsito, indica que 65% das vítimas envolvidas em acidentes estavam alcoolizadas ou foram vítimas de alguém embriagado.
A nova lei, proposta pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e sancionada pelo presidente Lula no dia 7, altera o Código de Trânsito Brasileiro, aumentando o rigor na fiscalização aos condutores bêbados. O texto prevê a comprovação do estado de embriaguez do condutor através do exame de sangue, do teste do bafômetro, do exame clínico e da perícia. Na hipótese de o motorista com visíveis sinais de embriaguez se recusar a fazer estes testes, poderão ser utilizados outros meios comprobatórios, como a prova testemunhal. “Mais do que punir criminalmente com mais rigor motoristas alcoolizados, a lei permitirá a ação preventiva, retirando de circulação, suspendendo o direito de dirigir e recolhendo o documento de habilitação daqueles que dirigem sob a influência do álcool ou de qualquer substância entorpecente”, afirma Beto que foi secretário Estadual dos Transportes.
Conscientização – Em parceria com órgãos do poder público, ONGs e voluntariado, o deputado Beto Albuquerque, que coordena em Brasília a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, promoverá durante o feriadão a campanha “Álcool e Trânsito – TRÁGICA MISTURA”, com a distribuição de folhetos em rodovias de todo Estado, alertando sobre a nova lei. “A educação no trânsito é uma forte arma contra a imprudência. Estamos fazendo um apelo para que o condutor dê a direção a alguém que não tenha ingerido álcool. Precisamos estimular a conscientização da sociedade brasileira para a idéia de que o trânsito seguro é direito de todos e responsabilidade de cada um de nós”, diz Beto.