Hauschild confirma pré-candidatura

Mar 13 2006
(0) Comments

O Informativo – LajeadoO Informativo – Lajeado, 12/3/2006
Hauschild confirma pré-candidatura

Em jantar realizado em Costão, quinta-feira à noite, Carlos Artur Hauschild entregou a presidência da executiva do PSB de Estrela e confirmou candidatura

Estrela – Reunido com um grupo de correligionários em Costão, quinta-feira à noite, Carlos Artur Hauschild afirmou que atenderá a convocação da sigla e disputará uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Vale do Taquari. Na ocasião ele entregou o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao vice-presidente Joel Mallmann.

Hauschild disse que deixa a presidência com a convicção da missão cumprida. Explicou que a atividade profissional e a pré-candidatura o obrigaram a se licenciar do cargo. Inclusive apresentou a todos cópia de requerimento enviado ao titular da 21ª Zona Eleitoral.

O primeiro-secretário da executiva estadual pessebista ratificou a decisão do partido de não coligar-se com o PT. "Quanto ao resto, estamos abertos", disse. Os socialistas, segundo ele, estão preocupados em cumprir com a cláusula de barreira, que obriga as agremiações políticas a computar o mínimo de 5% dos votos apurados ao Congresso, para que continuem existindo. A previsão é de que seis ou sete partidos consigam, entre os quais o PSB.

No país o grande puxador de votos será o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes, pré-candidato a deputado federal. No Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque é o principal nome e vai à reeleição. Hauschild, inclusive, destacou a atuação do deputado no Vale do Taquari, citando obras e conquistas direcionadas à região pelo parlamentar.

Novo presidente

Carlos Artur Hauschild, o "Tuio", passou o cargo de presidente da executiva de Estrela a Joel Mallmann. O vereador lembrou a fundação do partido no município, em 1995; a presença socialista na primeira eleição de Estrela, em 1996; e a participação, entre 2001 e 2004, no governo Geraldo Mânica (presente no encontro).

Mallmann aproveitou para criticar o atual governo. "Recebeu a prefeitura enxuta e com as dívidas sanadas, mas não está cuidando devidamente do dinheiro público. A gente percebe um desperdício", disse.

Empossado presidente da executiva municipal, Mallmann reafirmou a postura oposicionista do PSB frente à atual Administração. Também destacou a necessidade de ampliar o quadro de filiados, em especial no Vale do Taquari, e se comprometeu com a pré-candidatura de Hauschild. Além disso, confirmou o convite recebido para concorrer a deputado estadual. "Não descarto a possibilidade, mas pedi tempo para pensar", disse. Ele tem até 90 dias antes da eleição para decidir.