Governo descarta apoio financeiro

Apr 12 2006
(0) Comments

A Tarde

A Tarde, 12/4/2006
Governo descarta apoio financeiro

Brasília – Apesar das mobilizações dos funcionários e das pressões por uma ajuda financeira à Varig, ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, descartou a possibilidade do uso de dinheiro público numa eventual operação de socorro à empresa. ‘‘Serei sempre favorável a qualquer solução para a Varig, desde que não implique em gasto de dinheiro público’’, avisou ontem a ministra, endossando posição já manifestada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Dilma foi encarregada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conduzir no governo.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, que recebeu no início da noite uma delegação de funcionários da Varig, acha que é preciso encontrar uma solução rápida para o problema. Indagado se a solução poderia passar por injeção de recursos públicos na Varig, Pires disse que, se a operação for legal, a resposta, no que depender dele, seria sim.

O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), disse ontem que ‘‘a Varig só precisa de dois meses de carência da BR distribuidora e cinco meses da Infraero”, declarou o deputado, ao acompanhar uma delegação de funcionários da empresa ao Palácio do Planalto.

Com um discurso afinado com os demais integrantes do governo, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que é a ‘‘complacência’’ do governo que tem mantido a Varig voando nos últimos anos.