Soledade mais uma vez em festa

May 06 2006
(0) Comments

Folha de Soledade – SoledadeFolha de Soledade – Soledade, 6/5/2006
Soledade mais uma vez em festa

A realização de mais uma edição da Exposol coloca a comunidade soledadense e regional novamente em festa. O evento foi aberto na quinta-feira com a presença do Governador Germano Rigotto, que marcou presença em todas edições realizadas durante os quatro anos do seu governo. O cerimonial de abertura foi acompanhado por um grande público e teve a presença de autoridades estaduais, dirigentes de empresas e estatais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários e lideranças de toda a região.

Na oportunidade aconteceram os pronunciamentos do Gestor Geral da Aprosol, Orlando Klein, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edson Ivo Stecker, do representante da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Giovani Cherini, do representante do Ministro da Ciência e Tecnologia, Deputado Federal Beto Albuquerque, do Prefeito Municipal, Olavo Sebastião Lautert Valendorff e do Governador do Estado, Germano Rigotto.

Na tônica de todos os discursos, o reconhecimento e o incentivo às forças produtivas de Soledade, que mesmo num momento de dificuldade mostram confiança e disposição para superar as adversidades e continuar proporcionando progresso e desenvolvimento.

Orlando Klein disse: “Estamos orgulhosos de representar as forças vivas de Soledade, abrindo a segunda maior feira multi-setorial do Rio Grande do Sul”. O Vereador Edson Stecker destacou: “A Exposol se concretiza além fronteiras e consolida Soledade como a Capital das Pedras Preciosas”. Beto Albuquerque, que é considerado o Padrinho do Centro Tecnológico das Pedras, reafirmou a confiança na capacidade produtiva de Soledade, dizendo que “um evento como a Exposol orgulha não só a cidade, mas orgulha a região, o Estado e o País”. O Deputado Estadual Giovani Cherini elogiou a organização do evento e a união dos setores diferentes. Cherini lamentou a política cambial que vem esmagando as forças produtivas gaúchas. “É necessário e imperativo que o Governo Federal mude a situação cambial deste país, pois os pedristas, calçadistas e agricultores de todo o país estão clamando por isso”, salientou.

O Prefeito Olavo Valendorff agradeceu a presença de todos os expositores, cooperadores e visitantes, e elogiou o Governador pelo prestígio e apoio que sempre dispensou a Exposol. “É uma alegria poder contar com uma caravana de autoridades e lideranças tão qualificada e importante. O momento é de festa e de alegria, mas não podemos esquecer as dificuldades e a crise, porque ela está aí e se abate impiedosamente sobre todos nós e principalmente sobre o setor produtivo do nosso país”.

O Governador Germano Rigotto comprovou mais uma vez o seu carisma e arrancou aplausos dos presentes, quando ressaltou a beleza e a simpatia da mulher soledadense. Quanto a Exposol, Rigotto disse que talvez seja o único evento que teve a sua presença nos quatro anos de governo. “Soledade é grife, meu caro Olavo, e como bem canta o seu hino: Soledade, tua história é tradição; Aqui quem chega, gente amiga a ti se apega, e com amor vai lapidando o coração. E é assim mesmo”. Rigotto também reclamou da inação do Governo Federal, em relação ao câmbio, que beira o descaso. “A supervalorização do Real causa grave dano à nossa atividade exportadora, tanto no agronegócio quanto na indústria”, finalizou o Governador.

A Exposol 2006 vai até domingo, quando é aguardado um público recorde.