Nacional: Lula não terá apoio formal do PSB
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário Popular – PelotasDiário Popular – Pelotas, 27/6/2006
Nacional: Lula não terá apoio formal do PSB
Sem alarde o PSB optou por apoiar apenas informalmente a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.A decisão foi tomada sábado em reunião da Executiva Nacional. Todos os membros da Executiva se manifestaram contra a coligação formal. Com isso, fica cancelada a convenção nacional do PSB, programada para quarta-feira. Lula foi comunicado ainda no sábado da decisão do partido.
Sem o apoio do PSB Lula tem apenas o PRB na sua chapa. Outro tradicional aliado, PC do B, ainda discute se faz aliança formal com Lula. Sem os socialistas Lula não irá agregar os 1 minuto e 48 segundos de tempo que o PSB dispõe no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O único parceiro de Lula até agora, o PRB, não tem tempo de TV, pois foi criado neste ano.
A única chance de Lula aumentar seu tempo é se unindo ao PC do B, que tem 50 segundos, o que elevaria o programa do PT para seis minutos e 34 segundos. A aliança com o PFL garantiu a Alckmin 9 minutos e 2 segundos para sua campanha de rádio e TV, levada ao ar a partir de 15 de agosto. Esse tempo não leva em conta o período adicional distribuído igualmente para cada candidato.
O segundo vice-presidente do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), responsabilizou o PT pelo fracasso nas negociações: "Não havia razão para colocarmos em risco a existência do partido se não fazemos parte da chapa majoritária, se o PT não fez o mínimo esforço pelas alianças regionais".