Esforço para três dias de trabalho

Jul 31 2006
(0) Comments

Zero Hora – Porto AlegreZero Hora – Porto Alegre, 31/7/2006
Esforço para três dias de trabalho

Parlamentares retomam votações com MP para aposentados

Brasília

Depois de 21 dias de recesso branco, deputados e senadores retornam ao trabalho amanhã para três dias de esforço concentrado.

Para garantir quórum, o líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB), encaminhou telegramas a todos os deputados da base aliada para que estejam em Brasília de terça a quinta-feira.

Em janeiro, a Câmara havia aprovado a redução do recesso de 90 para 55 dias, ficando definido em julho apenas entre os dias 18 e 31.

Os parlamentares irão deparar com temas espinhosos como o reajuste para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o pedido de cassação do deputado José Janene (PP-PR), último envolvido com o mensalão ainda não julgado.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma das principais matérias na pauta de votação. Deveria ter sido aprovado por deputados e senadores até o dia 15 de julho para que o Congresso entrasse em recesso.

A ordem do governo é votar medidas provisórias, inclusive a que trata do reajuste dos aposentados, mesmo com o risco de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser derrotado.

Ano improdutivo
> A medida provisória que concede reajuste de 5% para benefícios de aposentados e pensionistas está trancando a pauta de votações da Câmara há dois meses
> Até 1° de outubro, dia das eleições, deputados e senadores terão apenas duas semanas de votações de matérias:
– De amanhã a quinta-feira
– De 4 a 6 de setembro