Prefeitura e Univates anunciam início da construção

Aug 25 2006
(0) Comments

Jornal Informativo – LajeadoJornal Informativo – Lajeado, 25/8/2006
Prefeitura e Univates anunciam início da construção

Centro Tecnológico de Gemas e Jóias em Lajeado tem recursos de R$ 200 mil

Lajeado – O Centro Tecnológico de Gemas e Jóias do Vale do Taquari, a ser instalado na Univates, teve mais um importante passo concretizado ontem. Em audiência com a prefeita Carmen Regina Cardoso, foram feitos os ajustes finais entre a Administração Municipal e a Univates com a empresa Pellegrini & Pellegrini – vencedora da licitação para efetuar a construção – e o arquiteto responsável pelo projeto técnico. A obra será feita com R$ 200 mil de recursos federais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&T) e conta com contrapartida de 20% da prefeitura.

O secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Alberto Martini, lembrou que o deputado federal Beto Albuquerque teve importante participação na liberação dos recursos da União a este projeto e que a verba já está disponibilizada desde abril junto ao governo municipal, quando se deu início à licitação do projeto.

A obra será construída junto ao campus da Univates de Lajeado, ao lado do prédio 5. Conforme o arquiteto Giancarlo Bervian, responsável pela formatação do projeto, nos 303,42 metros quadrados de área estarão sendo construídos uma recepção, sala de espera, sanitários e os dois laboratórios: de lapidação e polimento e de gemologia. O engenheiro da Univates, Robledo Müller, afirma que a obra seguirá a mesma linha arquitetônica dos prédios do campus do cento universitário. O secretário Mozart Lopes e o engenheiro Carlos Jeager, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, também estiveram na audiência. A prefeita solicitou ao gerente da empresa construtora, Nilceu Pellegrini, e ao seu arquiteto, Alexandre Blume, que façam o possível para concluir os trabalhos até o final do ano. "Eles assumiram compromisso de iniciar a obra tão logo esteja aprovada a licença ambiental, o que deve ocorrer já na próxima semana", diz Lopes.