Fim do voto secreto

Aug 29 2006
(0) Comments

O Nacional – Passo FundoO Nacional – Passo Fundo, 29/8/2006
Fim do voto secreto

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que a Câmara deve aprovar o fim do voto secreto durante o esforço concentrado marcado para os dias 4, 5 e 6 de setembro. A votação, no entanto, depende de um acordo com o governo, que tem 20 MPs (medidas provisórias) e seis projetos de lei em regime de urgência que trancam a pauta.

O líder interino do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB), disse acreditar que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com o voto secreto possa ser votada na semana que vem. Segundo ele, o líder da minoria, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), já sinalizou que a oposição tem disposição para votar todas as matérias que trancam a pauta para poder discutir a PEC.

O acordo entre os líderes do governo e da oposição prevê incluir a proposta como prioridade entre as votações A idéia é limpar a pauta. As MPs devem ser votadas primeiro, pois têm preferência na ordem de votação. Em seguida, o plenário deve votar as urgências e, depois disso, passa a analisar as prioridades.