Com líderes, Lula decide reorganizar coordenação

Oct 04 2006
(0) Comments

Veja OnlineVeja Online, 4/10/2006
Com líderes, Lula decide reorganizar coordenação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu na terça-feira uma reestruturação do comando de sua campanha à reeleição. Com o governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, como peça fundamental para tentar garantir a vitória no segundo turno, Lula quis colocar petistas e aliados de maior destaque para chefiar a campanha nos Estados, fortalecendo as disputas contra os tucanos.

Sucesso inesperado de votos na Bahia, Wagner será, na prática, o novo coordenador de Lula, ainda que o cargo siga formalmente com Marco Aurélio Garcia. Responderão a ele petistas e aliados mais conhecidos, integrados à campanha nacional apenas para o segundo turno. Os principais nomes já escalados são os de Marta Suplicy em São Paulo e Miguel Rossetto no Rio Grande do Sul.

Marta terá ajuda dos deputados reeleitos Arlindo Chinaglia e José Eduardo Martins Cardozo e buscará reverter a desvantagem do presidente no maior colégio eleitoral do país. Já Rossetto, derrotado na briga por uma vaga no Senado, será acompanhado pelo deputado Beto Albuquerque, do PSB, reeleito no RS. Em Minas Gerais, o papel será cumprido por ministros licenciados de Lula