Valdeci reassume a Prefeitura hoje

Oct 31 2006
(0) Comments

A Razão – Santa MariaA Razão – Santa Maria, 31/10/2006
Valdeci reassume a Prefeitura hoje

Prefeito ficou quase quatro meses afastado para coordenar campanha de Lula no Rio Grande do Sul

Na manhã de hoje, o prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira (PT), volta a ser o chefe do Executivo Municipal. Ele reassume o cargo, às 10h, em uma solenidade na Prefeitura, depois de ficar afastado desde o dia 10 de julho de suas funções. O prefeito em exercício, Werner Rempel, é quem retransmite o cargo para Valdeci.

O motivo do afastamento para coordenar no Rio Grande do Sul a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi reeleito no domingo (confira os números da eleição presidencial no quadro ao lado). Valdeci teve a licença não-remunerada aprovada pela Câmara de Vereadores da segunda vez que o pedido foi apresentado.

Junto com Valdeci, saíram mais cinco integrantes do Executivo também para trabalhar na campanha. São eles: Alex Lopes, que era o chefe de Gabinete; Ivo Casso Júnior, o titular da Secretaria de Captação e Recursos e Relações Internacionais; o assessor de imprensa Tiago Machado; e o motorista Paulo César Bassan. O grupo deve retornar aos seus cargos nos próximos dias, assim como Werner, que tinha passado a Secretaria Geral de Governo para o secretário de Comunicação Social, Luciano Ribas, deve reassumir a pasta.

Quando Valdeci deixou a Prefeitura, em julho, também durante solenidade para transmissão de cargo a Werner, ele deixou claro que o trabalho a frente da campanha de Lula seria um reconhecimento do partido e do próprio presidente por ele ter sido reeleito em Santa Maria no ano de 2004 . A cidade passou a ser a maior administrada pelo Partido dos Trabalhadores no estado. “Entendo que a missão a qual estarei me integrando a partir de amanhã será muito importante para Santa Maria e para a região”, disse Valdeci naquele momento.

Apesar da vitória de Lula no domingo, quando foi reeleito com 60.83% dos votos válidos no país, o seu desempenho no estado não foi dos melhores. Pela primeira vez, desde a eleição de 1989, Lula perdeu a eleição na terra dos gaúchos. No primeiro turno teve 33,07% dos votos e no segundo, 44,65%.

Já após o primeiro turno, o fraco desempenho do PT no estado, e também em Santa Maria, geraram uma crise na coordenação de campanha. Cogitava-se que Valdeci poderia até perder o cargo de coordenador. Após alguns dias de especulação, o partido decidiu fortalecer a equipe que comandou a campanha do presidente. Miguel Rossetto (PT), que havia concorrido para o Senado Federal, assumiu como coordenador político. Valdeci ficou como coordenador executivo. E três deputados federais eleitos pela Frente Popular com boa votação no estado passaram a integrar a equipe: Manuela D`Ávila (PC do B), Henrique Fontana (PT) e Beto Albuquerque (PSB).