Momento difícil para o setor metalmecânico
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional- Passo FundoO Nacional- Passo Fundo, 15/11/2006
Momento difícil para o setor metalmecânico
O vice-líder do governo na Câmara de Deputados, Beto Albuquerque (PSB), reuniu-se na terça-feira com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, ele relatou a situação crítica das empresas de máquinas e implementos agrícolas e reiterou a necessidade de medidas emergenciais do governo federal para ajudar o segmento
Um dos porta-vozes do setor no Congresso Nacional, Beto disse que a criação da linha FAT-Capital de Giro pela Caixa Econômica Federal é fundamental para aliviar a crise das empresas. O vice-líder também sugeriu ao presidente que determine ao Ministério da Fazenda e à Receita Federal a apuração imediata dos créditos do PIS, da Cofins e do IPI para restitui-los aos empreendedores.
De acordo com Beto, "essa medida é viável a curto prazo e ajudará muito a recuperação das empresas gaúchas". Operação idêntica foi realizada pelo governo Lula para dar oxigênio ao setor coureiro-calçadista do Estado.
Segundo o deputado, a crise na agricultura gaúcha – provocada pela seqüência de estiagens e pelo câmbio – gerou uma inadimplência superior a 30% no setor metalmecânico. Um exemplo é a Semeato, que emprega mais de 6 mil trabalhadores, mas vive momento difícil. "O presidente está consciente da gravidade da situação e determinará a máxima rapidez na execução das medidas", disse Beto, à saída da reunião.
No encontro, Beto presenteou o presidente com dois volumes que contam a história dos 25 anos da Jornada Nacional de Literatura, editados pela Universidade de Passo Fundo. Beto é autor da Lei 11.264, sancionada em janeiro deste ano, que confere o título de Capital Nacional da Literatura a Passo Fundo.