Após eleições, Nordeste agora é região estratégica para o PSB

Dec 18 2006
(0) Comments

Jornal da Paraíba, 18/12/2006

Tendo conquistado mais de 6% do eleitorado brasileiro para a bancada federal, no pleito de outubro, o PSB está vivendo um novo momento na política nacional. Dentro do partido, há o consenso de que a sigla cresceu em todo o País e que o protagonista desse crescimento foi o Nordeste. A Região conseguiu reeleger a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, e eleger mais dois governadores de reconhecida liderança regional, o de Pernambuco, Eduardo Campos, que também é presidente nacional da legenda, e o do Ceará, Cid Gomes, irmão do ex-ministro da Integração e deputado federal mais bem votado do Brasil, Ciro Gomes, outra vitória do partido no Nordeste. O resultado expressivo que o partido obteve na Região deve ser retribuído pela sigla em forma de esforços políticos em prol do desenvolvimento do Nordeste.

O vice-presidente do PSB e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, avaliou que o PSB cresceu em todo o processo, tanto político, com a participação no Governo Lula e o desempenho nas eleições, quanto no exercício de cargos, com destaque para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), pasta ocupada pelo socialista Sérgio Rezende. Roberto Amaral reconheceu que o Nordeste foi o principal agente no processo de revigoramento do partido. “Evidentemente que nós estamos muito fortalecidos no Nordeste, onde tivemos um excelente desempenho. Portanto, o PSB tem compromisso diferenciado com o Nordeste e a sociedade nordestina com o PSB”, afirmou.

Lideranças socialistas de expressão nacional reconheceram que, depois das eleições, o Nordeste se revelou uma Região estratégica para o partido. “Estamos vivendo um bom momento. Elegemos governadores em estados importantes, retomamos Pernambuco, que é um Estado referencial na política brasileira, mais o Ceará e o Rio Grande do Norte, que também dão uma noção do crescimento grande do PSB aqui no Nordeste. Estamos dialogando e organizando o partido para esse novo momento”, expressou o vice-líder do Governo Lula e deputado federal reeleito pelo Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque