Onze partidos já definiram apoio na eleição na Câmara
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
G1.com.brG1, 24/01/2007 –
Onze partidos já definiram apoio na eleição na Câmara
Com a definição das bancadas do PSB e do PSDB, 11 partidos já definiram qual candidato irão apoiar na eleição para a presidência da Câmara. Na terça-feira (23), o PSB definiu seu apoio à reeleição de Aldo Rebelo (PC do B-SP), enquanto o PSDB decidiu, por aclamação, apoiar Gustavo Fruet (PSDB-PR).
O petista Arlindo Chinaglia é o candidato que acumula mais apoios oficiais. Já fecharam com ele o PT (83 deputados na próxima legislatura), PP (41 deputados), PTB (24 deputados), PMDB (90 deputados) e o bloco PL-Prona-PSC (35 deputados).
Até o momento, o atual presidente Aldo Rebelo conta com o apoio do PSB (27 deputados), PFL (64 deputados) e PC do B (13 deputados). Gustavo Fruet tem o apoio de seu partido, o PSDB (63 deputados).
As bancadas acima apresentam diferenças em relação ao número de parlamentares que os partidos elegeram em 2006, já que contemplam as mudanças de legenda efetuadas até terça. As informações são da Secretaria Geral da Mesa da Câmara.
No entanto, não se pode dizer que cada candidato contará com o apoio total de cada bancada, já que o voto na eleição na Câmara é secreto e alguns deputados não seguem a orientação de seu partido.
Apoios indefinidos
A Comissão Executiva do Diretório Nacional do PPS já aprovou a indicação do nome do deputado Gustavo Fruet, mas a bancada do partido reúne-se nesta quarta-feira (24) para chegar a um consenso. Na próxima legislatura, o PPS terá 22 deputados.
O PDT só definirá o apoio após conhecer as respostas dos dois candidatos governistas (Arlindo Chinaglia e Aldo Rebelo) às propostas de reforma do Legislativo apresentadas pelo partido no início do mês. O PDT deverá abrir a legislatura com 23 deputados.
O PSOL vai definir sua posição em reunião marcada para a próxima terça-feira (30). O PV, com 13 deputados a partir de fevereiro, também reúne-se na próxima semana para definir o assunto, assim como o PTC, que elegeu quatro deputados na última eleição.
PSB
A decisão da bancada do PSB foi tomada por maioria, sem a necessidade de colocar o assunto em votação. Participaram do anúncio liderança importantes do partido, como o presidente da legenda e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS).
Aldo Rebelo comemorou. "Nós temos uma jornada comum. Assumo o compromisso de honrar esse apoio", disse.
Apesar da manifestação do conjunto da bancada do PSB, haverá dissidências. A deputada Luiza Erundina (SP) manterá o apoio a Fruet e Júlio Delgado (MG) trabalhará por Chinaglia.
"Eu estou com a terceira via. O partido respeita a minha decisão", disse Erundina, presente à reunião da bancada. Delgado não participou da cerimônia.