Dilma, Mantega e Paulo Bernardo vão ao Congresso defender PAC
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal Agora – Rio Grande, 7/2/2007
Na tentativa de garantir a aprovação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pela Câmara dos Deputados, os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento) vão se reunir com integrantes da base aliada na Câmara na semana que vem para apresentar detalhes das propostas que integram o programa. "O programa é a grande prioridade que tenho como líder do PT. Vou trabalhar para que os projetos que compõem o PAC sejam votados o mais rápido possível", disse o líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS). O líder se mostrou disposto a acatar sugestões da oposição para modificar pontos do PAC desde que não atinjam a essência do programa.
O impasse entre os líderes está em torno da indicação de relatores para os projetos do PAC. A oposição reivindica relatorias do programa e promete apresentar emendas com mudanças ao PAC. "Estamos preparando emendas às Medidas Provisórias do programa, já temos preparadas pelo menos 14 ou 15 emendas. Queremos que a aceleração do crescimento não seja manifestação de apenas uma vontade", disse o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP).
Apesar da pressão do Palácio do Planalto para a aprovação dos projetos do PAC, a tramitação do programa na Câmara ainda não foi definida pelos líderes partidários. Sete MPs que integram o plano trancam a pauta de votações da Casa a partir do dia 15 de março. Além das MPs, outros dois projetos e mensagens tramitam na Câmara com ações do PAC. Para o vice-líder do PSB na Casa, deputado Beto Albuquerque (RS), as relatorias de projetos do PAC devem ser definidas com "discernimento" pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).