Uergs deve passar por reestruturação

Feb 09 2007
(0) Comments

Jornal do Povo, 9/2/2007

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) poderá passar por uma completa reestru-turação ainda este ano. O futuro da instituição já está sendo analisado por um grupo de secretários e técnicos da governadora Yeda Crusius que estão com a missão de tornar mais eficientes e modernos os serviços públicos. Uma das alternativas que estão sendo analisadas é transformar a Uergs em uma universidade voltada especificamente à pesquisa tecnológica. Dessa forma, a instituição seria desvinculada da Secretaria Estadual de Educação e passaria ao comando da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, o que já ocorreu no Governo Germano Rigotto.

O reitor da Uergs, Nelson Boeira, preferiu não se manifestar sobre o assunto. De acordo com ele, os planos para a universidade deverão ser apresentados pelo Estado nos próximos dias. Boeira também não quis comentar a sua permanência ou desligamento do cargo e a previsão para o próximo vestibular. De acordo com a assessoria da governadora Yeda, o futuro da Uergs poderá ser anunciado ainda hoje durante uma reunião de apresentação da reorganização de algumas estatais. O encontro acontecerá na sede do Centro de Treinamento da Procergs a partir das 9h.

CONTRA – O líder do Governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB), foi o primeiro a reagir à possibilidade de o Governo do Estado transformar a Uergs em uma unidade dedicada apenas à pesquisa tecnológica. “A Uergs foi criada por decisão popular, de milhares de gaúchos, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino público, conforme as vocações produtivas de cada região. Alterar esse perfil num canetaço é desrespeitar a vontade do povo gaúcho”, criticou Albuquerque. Ele também menciona a falta de avanços na universidade nos últimos anos.