Reforma ministerial só sai após eleição interna

Feb 23 2007
(0) Comments
Correio do Povo – Porto Alegre, RS – 23/2/2007

O presidente Lula irá aguardar a eleição interna do PMDB, quando será escolhida a direção nacional do partido, para anunciar a reforma ministerial. Durante reunião com o PSB ontem pela manhã, Lula destacou que tornará pública a escolha de seus novos ministros somente depois da segunda quinzena de março. A convenção nacional do PMDB para a escolha do novo presidente está marcada para 11 de março. O líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, do PSB, afirmou que a decisão sobre a presidência do PMDB irá representar o ponto final na composição do Ministério. 'Todo o bom jogador de xadrez pensa muito antes de mexer qualquer uma de suas peças', argumentou o líder do governo.

A escolha do novo dirigente do PMDB é considerada estratégica pelo Palácio do Planalto. O atual presidente nacional do partido, Michel Temer, disputará o cargo com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim. Temer tem a adesão da bancada na Câmara dos Deputados, enquanto Jobim conta com o apoio dos senadores Renan Calheiros e José Sarney na disputa pelo comando partidário. O presidente não descarta incluir o derrotado da eleição interna no primeiro escalão do governo federal.

Na reunião com o presidente, que ocorreu no Palácio do Planalto, representantes dos socialistas deixaram claro a Lula que o partido pretende manter o espaço que ocupa hoje no Ministério. Atualmente, o PSB detém o comando das áreas da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia