Beto anuncia empenho de R$ 682 mil para projeto Largos da Literatura
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 29/3/2007
O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB), anunciou nesta quarta-feira (28) o empenho de R$ 682 mil do Ministério do Turismo para o projeto Largos da Literatura. A prefeitura participará com 20% de contrapartida. “O projeto é o resultado de uma parceria vitoriosa entre o deputado, a Prefeitura e a Universidade de Passo Fundo, que irá valorizar o turismo de eventos, gerar emprego e renda na cidade”, comemorou o prefeito Airton Dipp.
Segundo Beto, este é um passo importante para a consolidação do turismo de eventos na cidade que, desde janeiro de 2006, é a Capital Nacional da Literatura, título concedido pelo presidente Lula ao sancionar projeto de lei de Beto Albuquerque. “Passo Fundo é um exemplo nacional de promoção da leitura. Esse investimento fortalece essa vocação inédita de combinar o gosto pelo mundo dos livros com a atividade turística”, afirma o deputado.
Passo Fundo tornou-se referência nacional devido à Jornada de Literatura realizada pela UPF há 26 anos no município. “O Largos da Literatura é mais um projeto que marca o trabalho realizado nessas quase três décadas para estimular o gosto pela leitura nas novas gerações. Beto Albuquerque reconhece esse esforço e, como parceiro das Jornadas, contribuiu de forma decisiva mais uma vez”, afirma a professora Tânia Rösing, coordenadora das Jornadas.
Elaborada pelos designers Jeferson Lorentz e Luís Hofmann, da UPF, a proposta prevê a criação dos Largos da Literatura localizados em diferentes praças e pontos estratégicos de Passo Fundo – literatura passo-fundense (autores já falecidos), poesia passo-fundense atual (Projeto Poema nos Ônibus – Coleurb), poesia gauchesca, literatura tradicionalista, literatura religiosa, literatura sul-rio-grandense, literatura brasileira, literatura afro-brasileira, literatura latino-americana, literatura universal, literatura teatral, literatura para jovens, literatura infanto-juvenil, literatura cômica, literatura indígena, espaço do grafiteiro (união da pintura com textos literários), espaço da música popular brasileira, espaço da ciberliteratura, literatura de cordel. Para elaboração do projeto foram observados critérios como a revitalização de espaços históricos e estratégicos de Passo Fundo, atendimento às expectativas e aos interesses diversificados do público e o envolvimento com diferentes manifestações culturais.
A liberação do recurso depende apenas da apresentação do projeto.