Zona sul: Governo vai investir no Porto de RG

May 17 2007
(0) Comments
Diário Popular – Pelotas,  17/5/2007

O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque, tratou com o novo titular da Secretaria Especial de Portos, o ex-ministro da Integração Nacional Pedro Brito, de projetos de interesse do Rio Grande do Sul, como a continuidade das obras de ampliação dos molhes e da dragagem do Porto de Rio Grande. Na solenidade de posse, na última terça-feira, no Palácio do Planalto, o deputado convidou Brito para um roteiro na Região Sul. Acompanhou Albuquerque o vereador de Rio Grande, Jair Rizzo (PSB).

O investimento do Governo Federal no Porto de Rio Grande chegará a R$ 280 milhões (R$ 28 milhões foram empenhados no mês passado). Segundo Beto, ao ser incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a conclusão da obra está garantida. “Mais que um plano de obras, o PAC é um instrumento capaz de impor um novo padrão de gestão, com cronograma de investimentos com o objetivo de colocar em dia as obras estratégicas para o País. Pelo caráter prioritário, não haverá contingenciamento para esses recursos”, antecipa o vice-líder.

Com a ampliação dos Molhes, a movimentação de cargas no Porto, estabilizada em torno de 20 milhões de toneladas anuais, se ampliará. “Esta é uma das prioridades do Governo Lula no Estado pela importância para a movimentação de cargas e a exportação”, afirma o ex-secretário estadual dos Transportes. A nova Secretaria administrará os portos marítimos, herdando as atuais companhias de docas e também o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias.