150 anos – um banquete com a governadora e a homenagem a todos nossos deputados
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 29/5/2007
Na edição passada fiz referência à necessidade de mexermos com os festejos de nosso sesquicentenário, um ano jubilar e uma data altamente significativa. Conclamei todos os meios da comunicação social para que também ofereçam aos nossos administradores sugestões que incrementem os eventos de forma que possam reunir a coletividade e marcar muito, principalmente fora do próprio município, chamando a atenção de todos os brasileiros para essa data tão significativa. Tenho muitas idéias e sugestões, talvez nem todas em condições de se efetivarem. Quero, ao menos, torná-las do conhecimento público, pois não sou de ver os acontecimentos passarem e ficar como mero espectador.
Poderíamos programar um grande banquete com a presença da governadora Yeda Crusius, que ainda não nos visitou, apesar de vários meses já passados do seu governo. Com ela poderiam vir alguns dos seus secretários. Mas o ponto alto seria homenagearmos todos os que figuram na nominata dos deputados, tanto estaduais como federais, oferecendo-lhes o medalhão do sesquicentenário que já está circulando, inclusive com um exemplar entregue ao papa, que há pouco nos visitou. Seriam homenageados, dentre outros, Fernando Machado Carrion, Lourenço Pires de Oliveira, Augusto Trein, Jorge Alberto Pillar Bandarra, o próprio prefeito Airton Dipp, também ex-deputado, Romeu Martinelli, e os atuais, Beto Albuquerque e Luciano Azevedo. Se algum nome foi esquecido poderá ser aqui incluído. Seria um grande banquete com talheres pagos deixando-se para os cofres públicos os dos homenageados, governadora e secretários.
Não será pela falta de verba que deixaremos de realizar tão significativo evento que marcaria muito os nossos festejos jubilares. Referentemente aos ex-deputados já falecidos, como os casos de Múcio de Castro, Guaracy Marinho, Nicolau de Araújo Vergueiro, Daniel Dipp, Victor Issler , Odalgiro Correa e outros, poderiam, também, serem homenageados nas pessoas de familiares.
Ainda referente a eventos do sesquicentenário é bom lembrar um grande desfile com carros alegóricos de empresas da cidade, cada um apresentando os seus produtos e dando o máximo destaque para se submeterem a prêmios e projetar o nome que representam. Poderiam homenagear os grandes nomes da cidade em todas as áreas, como a esportiva com Rosa Jussara, a fundista internacional; os irmãos Endres, Gustavo e Murilo, a jovem Manoela Spessato, Cacau Ricci, campeão brasileiro de automobilismo, os irmãos Stédile, Irineu Gehlen Filho, campeão brasileiro de hipismo, campeões em várias outras modalidades e um carro próprio com os atletas do Passo Fundo e gaúcho. Também pode ser feito um chamamento aos nossos principais colégios, com suas rainhas em belos carros alegóricos. A universidade viria com vários carros.
Vamos nos mexer, não podemos ver os dias passar e não anunciarmos algo que empolgará a coletividade inteira. Voltarei na próxima semana.
*** Acreditem: durante a presença do papa no Brasil, só em uma maternidade, em São Paulo, 19 meninos nascidos nos dias da visita, levaram o nome de Bento. O menino nascido no dia da eleição do cardeal Joseph Ratzinger, Bento Fernandes Cocenza, reside em uma casa que tem a inscrição Paz logo na entrada. Os pais, muito católicos, têm outros três meninos, todos com nomes de santo. A mãe, Suzi, é devota de Nossa Senhora Aparecida e o pai, Roberto, é devoto de São Francisco de Assis.