Avaliação sobre Jobim
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, 26/07/2007
A escolha do gaúcho Nelson Jobim como substituto de Waldir Pires no Ministério da Defesa dividiu ontem representantes do Rio Grande do Sul no Congresso.
Beto Albuquerque, deputado federal pelo PSB – ‘Jobim tem estatura e experiência política para enfrentar a crise. Porém, a simples mudança do ministro não basta. Ele precisará de carta branca para alterar comandos e enfrentar tabus como o monopólio nacional que reina no mercado doméstico de aviação’.
Sérgio Zambiasi, senador pelo PTB – ‘O presidente Lula foi muito feliz na escolha. Por onde passou, o ministro Jobim deixou marcas de competência, dinamismo e habilidade política. Ele conta com credibilidade e bom trânsito em todos os setores e partidos. Para o enfrentamento à crise, não há indicação mais adequada’.
Onyx Lorenzoni, deputado federal pelo Dem – ‘O governo Lula insiste em escolher ministros incompetentes ou ineficientes. Jobim é autoridade incontestável no Direito, mas não há notícia de que conheça a questão aérea. Lula vai recuperar o bom relacionamento com o PMDB, mas dificilmente haverá avanços na solução da crise. O Brasil ganhará muito pouco tendo um grande jurista a controlar o espaço aéreo’.
Mendes Ribeiro Filho, deputado federal pelo PMDB – ‘O presidente Lula finalmente acertou. Escolheu para o cargo um homem de posições firmes, com plenas condições de impor a autoridade que o momento exige. Muitos podem não gostar de Nelson Jobim, mas ninguém contesta sua credibilidade. Esse gesto do presidente será percebido pela sociedade’.
Luciana Genro, deputada federal pelo PSol – ‘Se o governo estiver planejando acalmar os ânimos mudando apenas o ministro, não resolverá nada. Jobim precisa dispor de poder real para exercer o comando e dialogar com todas as forças envolvidas no problema. Ele é um homem de personalidade e convicções. Com certeza, não se submeterá a mera figuração’.
Maria do Rosário, deputada federal pelo PT – ‘A mudança foi oportuna e o substituto bem escolhido. Jobim desfruta de estatura política suficiente para enfrentar as dificuldades da área que assume’.