Comemoração intensa

Aug 07 2007
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 7/8/2007

Sete de agosto de 2007, o dia marca os 150 anos da cidade. Durante toda a terça-feira atividades assinalam o encerramento das festividades da Semana do Município. Logo cedo haverá inaugurações. Shows e apresentações acontecem à tarde

Redação ON

Após meses de preparação e o envolvimento de centenas de pessoas na organização do mais importante dia para o município, está quase tudo pronto. Na terça-feira pela manhã ainda acontecem os últimos retoques para que a festa seja completa. No início da noite dessa segunda-feira, a equipe de ON visitou o local onde está sendo preparada a cobertura para o bolo gigante de 150 metros. A professora do Centro Profissionalizante, ligado à prefeitura, responsável pela decoração, estava ansiosa, e ela ainda não sabia a quantidade exata de ingredientes que comporiam a receita. Unindo esforços e torcendo pelo tempo bom, a equipe de organização do sesquicentenário não parou um minuto.

O palco para os shows já está montado em frente à antiga prefeitura e os participantes preparados para o desfile cívico-militar. A expectativa é reunir milhares de pessoas na Av. Brasil para homenagear Passo Fundo. Se a festa for proporcional ao tamanho do bolo, o sucesso já está garantido.

Paradas

O dia do sesquicentenário do município inicia cedo, apesar do feriado. Às 9h, terá início a instalação dos 63 novos abrigos de ônibus. Mais modernos e desenvolvidos em acrílico, as paradas poderão abrigar um maior número de pessoas que utilizam os coletivos urbanos. Os recursos foram obtidos através de uma emenda no orçamento de autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB), que estará na solenidade. Sete abrigos já estão concluídos, sendo três na praça Tochetto e quatro na avenida Brasil, na parada do Clube Comercial, local onde acontece o ato.

O deputado também receberá durante as comemorações a medalha de Ilustre Cidadão de Passo Fundo das mãos do prefeito Airton Dipp e do secretário de Desporto e Cultura, César dos Santos, em reconhecimento à atuação voltada ao desenvolvimento do município.

Desfile

Para as 9h30 está marcado o desfile cívico-militar. O ato só será cancelado em caso de chuva muito forte. Tropas a cavalo, a pé e com viaturas desfilarão pela Av. Brasil, entre as ruas Coronel Miranda e Teixeira Soares. Participam da homenagem, entidades tradicionalistas, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e efetivo da Brigada Militar. O evento está sendo organizado pelo comandante do CRPO Planalto, coronel Luís Fernando Puhl.

Bolo

A partir das 14h30 é que haverá o ponto alto da festa de 150 anos do município. A tarde inicia com a apresentação de 18 autores e intérpretes da cidade. Eles cantarão músicas que reverenciam Passo Fundo, não apenas tradicionalistas, mas de diversos ritmos. São presenças confirmadas: Clovis Mendes, Tebanos do Igaí, João Vicente, Eliéser Aires e João Kadela. Em seguida será cantado o parabéns ao município.

Grupos de terceira idade e alunos dos cursos profissionalizantes da Secretaria Municipal de Educação montarão um bolo com 150 metros de comprimento em frente ao Teatro Municipal Múcio de Castro. As fatias serão distribuídas para a comunidade presente. Em caso de chuva. o bolo será montado no ginásio do Teixeirinha.

Encerramento

A festa de encerramento do sesquicentenário de Passo Fundo acontece a partir das 18h, em frente à antiga prefeitura. A frase Parabéns Passo Fundo será estampada no céu durante uma bateria de fogos com cinco minutos de duração. Em seguida acontece também um show com a apresentação e lançamento do CD do bando Andarengo e Pirisca Grecco. Às 20h será realizada no Teatro do Sesc mais uma etapa do Sonora Brasil