Deputado Beto Albuquerque critica Conselho Estadual da Cultura

Aug 28 2007
(0) Comments

Diário da Manhã – Passo Fundo, 28/8/2007

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) criticou a decisão do Conselho Estadual de Cultura em não conceder incentivos a 12 ª Jornada nacional de Literatura. Segundo ele, no primeiro ano que o encontro é realizado depois da aprovação da lei, de sua própria autoria, que a intitulou a Capital Nacional de Literatura, o conselho “desrespeita a cidade. Isso prejudica o cidadão e mostra que os membros não conhecem a cidade, a importância do nosso município e da Jornada, que tem mais de 20 anos”.

Beto destacou que por conta da não liberação os organizadores não conseguiram captar todos os incentivos que viabilizam a jornada, e isso, recairá à Universidade de Passo Fundo que é a grande promotora. “Óbvio que o município não pode fugir de sua responsabilidade, então, isto faz com que os organizadores da jornada se entristeçam, porque lutamos para trazer até aqui o encontro com o status que tem, e o Estado nos falta com este compromisso”, destacou. O deputado lembrou que na última semana fez um protesto na Câmara dos Deputados repudiando a posição tendenciosa. De acordo com ele, ainda pior foi dias após a decisão, liberar o valor de R$ 700 mil à Feira do Livro em Porto Alegre. Apesar de achar o evento merecedor, acredita que demonstra que o conselho só enxerga a capital, e não as virtudes do interior. O deputado ainda lembrou da concessão de recursos para a construção de praças, túneis e monumentos que irão compor a cidade como a Capital Nacional da Literatura.

Prefeitura de Porto Alegre

O deputado Beto Albuquerque também falou sobre seu nome ter sido cogitado a concorrer novamente a Prefeitura da Capital, mas ele disse que uma decisão sobre isto, ainda é cedo. Entretanto, não confirmou nem negou. Beto disse que neste momento está decidido a formar no Rio Grande do Sul para as próximas eleições, o mesmo bloco político existente no congresso Nacional: PSB, PCdoB, PDT, PMN, PHS e PRB.