Pré-candidatos
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 28/8/2007
Um quarto dos deputados serão candidatos a prefeito em 2008. Configuração da Câmara deve mudar com posse de suplentes; 113 deputados querem cargos municipais
Um quarto dos 513 deputados da atual legislatura deve se candidatar nas eleições municipais de 2008, segundo levantamento publicado ontem, no site Congresso em Foco. Cento e treze deputados têm intenção de disputar o cargo de prefeito, o que deixaria a Câmara com nova "cara", cheia de suplentes.
O partido com mais interessados em voltar ao reduto eleitoral é o PT. Um terço dos 81 deputados do partido quer controlar prefeituras entre 2009 e 2012. No PCdoB, o gabinete municipal é cobiçado por dez dos 13 representantes na Câmara. Ao todo, 40 parlamentares que fazem oposição ao governo Lula acenam com pré-candidaturas (veja abaixo a lista completa por partido).
Mas muitos deputados concorrerão com colegas. À Prefeitura de São Paulo, por exemplo, há cinco pré-candidatos na Câmara, todas da base aliada – Arlindo Chinaglia (PT), Aldo Rebelo (PCdoB), Paulinho Pereira (PDT), Luiza Erundina (PSB) e Celso Russomanno (PP). No Rio e em Salvador, dois deputados do DEM brigam pela indicação do partido.
Os pré-candidatos têm até 31 de setembro para trocar de legenda e concorrer nas próximas eleições. Na última eleição municipal, em 2004, 87 deputados federais disputaram o cargo de prefeito ou vice. Desses, no entanto, apenas 19 (21,8%) foram eleitos.
Exemplos
Aos 26 anos de idade, Manuela D`Ávila não esconde a animação com a sua pré-candidatura em Porto Alegre, ainda mais com as últimas pesquisas favoráveis. A jovem deputada, que procura se desvincular do rótulo de "musa do Congresso", atribui a disposição aos próprios eleitores. "Trata-se de ouvir as pessoas de Porto Alegre, que me elegeram deputada. E as pesquisas mostram que estou em primeiro lugar", diz. "Posso ajudar a população em um outro patamar. Mas essa não é uma decisão isolada", ressalva. O PCdoB reivindica o apoio do PT na capital gaúcha. A deputada Maria do Rosário (PT) também articula sua candidatura à Prefeitura de Porto Alegre.
Pré-candidata no Rio de Janeiro, a deputada Solange Amaral (DEM-RJ) trava com o também deputado Índio da Costa (DEM-RJ) uma disputa interna para saber qual dos dois disputará a eleição do próximo ano pela legenda na capital fluminense. Em clima de campanha, Solange justifica sua pretensão eleitoral: "Fui a terceira mais bem votada do Rio. Fiquei atrás apenas do filho do prefeito César Maia, Rodrigo Maia e do Fernando Gabeira".
O partido também prevê outro duelo acirrado em Salvador, onde são pré-candidatos os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA). Adversários dentro da própria legenda, os dois disputam a primazia de ser o candidato do partido na capital baiana na primeira eleição sem o senador Antonio Carlos Magalhães, morto em julho passado.
Lista completa
Veja lista de deputados gaúchos com pretensões eleitorais em 2008 e as prefeituras que pretendem disputar
PT
Maria do Rosário – Porto Alegre
Tarcísio Zimmermann – São Leopoldo
DEM
Onyx Lorenzoni – Porto Alegre
PDT
Enio Bacci – Porto Alegre
Viera da Cunha – Porto Alegre
PSB
Beto Albuquerque – Porto Alegre
PCdoB
Manuela D`Ávila – Porto Alegre
PTB
Sérgio Moraes – Santa Cruz do Sul
PSol
Luciana Genro – Porto Alegre