Os dez mandamentos do trânsito seguro

Sep 25 2007
(0) Comments

O Informativo do Vale – Lajeado, 25/9/2007

Normas pretendem guiar a boa convivência no trânsito

A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram, no dia 19, a campanha Dez Mandamentos do Trânsito Seguro. Com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), dez milhões de cartilhas com orientações de segurança deverão ser distribuídas em todo o país. A ação é inspirada em documento semelhante elaborado pelo Vaticano em junho, intitulado Os Dez Mandamentos do Trânsito.

O lançamento da cartilha abriu a programação nacional da Semana do Trânsito, ocasião em que foi apresentado um dado alarmante: entre 2003 e 2006, as estradas brasileiras fizeram milhares de vítimas por ano. Foram 34 mil mortes, cem mil deficiências temporárias ou permanentes e 400 mil feridos. As informações são da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Orientações

1 – Não matar;

2 – A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas e não um local de risco de vida;

3 – Cortesia, sinceridade e prudência ajudarão você a superar os imprevistos;

4 – Seja caridoso e ajude o próximo nas suas necessidades, especialmente as vítimas de acidentes;

5 – Que o carro não seja para você a expressão de poder e domínio nem ocasião de pecado;

6 – Convença, com caridade, os jovens e os que já não o são para que não dirijam quando não estiverem em condições de fazê-lo;

7 – Ajudar as famílias das vítimas de acidentes;

8 – Reúna a vítima com o motorista agressor num momento oportuno para que possam viver a experiência libertadora do perdão;

9 – Na estrada, proteja o mais vulnerável;

10 – Sinta-se responsável pelo outro.

“Código está sendo aperfeiçoado”

Além da campanha de educação, a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro tem outra prioridade imediata: reivindicar a aplicação integral de cerca de R$ 1 bilhão, valor arrecadado com multas para o Fundo Nacional para Segurança e Educação no Trânsito (Funset). “Esses recursos seriam muito importantes para melhorar a infra-estrutura de trânsito, equipar as polícias e realizar campanhas educativas”, afirma o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), presidente da frente.

Segundo ele, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que completa uma década neste mês, tem sido aperfeiçoado. Um exemplo é a Lei 11.275, sancionada pelo presidente Lula em 2006 e que facilitou a comprovação da embriaguez e tornou mais rigorosa a pena para motorista sob efeito de álcool. “A lei está aí, faltam os recursos para aplicá-la melhor”, observa. Apesar da legislação, nos últimos três anos, as lesões e mortes no trânsito cresceram 9%. De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem prejuízos de R$ 22 bilhões com os acidentes de trânsito.