Trânsito seguro tem campanha

Oct 30 2007
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 30/10/2007

Campanha nacional de divulgação de orientações para segurança de trânsito foi lançada ontem, no plenarinho da Assembléia, pela Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A campanha tem como finalidade difundir a cartilha Os 10 Mandamentos do Trânsito Seguro, que será distribuída nas cerca de 10 mil paróquias da Igreja Católica, nos dias 10 e 11 de novembro. Do total de 10 milhões de cartilhas, 1,5 milhão se destina ao RS.

O material foi elaborado pela CNBB com apoio da Frente Parlamentar, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades e dos Correios. A confecção custou R$ 750 mil, investidos pelo Denatran. A cartilha foi inspirada no documento Os 10 Mandamentos do Motorista, divulgado em junho pelo Vaticano. ‘O trânsito brasileiro é uma tragédia, são 36 mil mortos por ano, cem por dia, e precisamos exigir dos governos a aplicação dos recursos de multas em campanhas. O trânsito é a principal causa de morte de jovens até 19 anos no país’, declarou o presidente da frente, Beto Albuquerque.

Segundo ele, a Comissão de Trânsito da Câmara avalia projeto para o agravamento de condenações, de 5 a 15 anos de pena, para quem, por exemplo, estiver embriagado ao cometer infrações.