Terceiro mandato

Nov 05 2007
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 04/11/2007

Deputados federais gaúchos avaliaram neste sábado a articulação existente no Congresso Nacional favorável ao terceiro mandato do presidente Lula.

Henrique Fontana, do PT: 'Existe muito mais especulação do que certeza. Lula já disse que não será candidato em 2010 e o PT tem lideranças que poderão acabar lançadas à sucessão. Temos ainda o PC do B e o PSB, de Ciro Gomes, que poderão lançar candidaturas à Presidência'.

Onyx Lorenzoni, do Dem: 'A discussão da CPMF surge como vagão da locomotiva que puxa o terceiro mandato de Lula. A proposta pró-reeleição poderá passar na Câmara com muita facilidade. É evidente que está bem articulada pelo governo com os aliados. Caso o PSDB aprove a CPMF, será acatado o terceiro mandato. O governo tem a faca e o queijo nas mãos e pode liberar emendas a quem quiser. Lula diz que não pensa em reeleição, mas, no final, aceitará'.

Mendes Ribeiro Filho, do PMDB: 'Não vejo movimento, mas manifestações de políticos a favor do terceiro mandato de Lula à Presidência. Porém, não há perspectiva de a proposta entrar na pauta e ser acatada. A aprovação da medida representaria algo descabido e despropositado'.

Beto Albuquerque, do PSB: 'O movimento é isolado. Tenho certeza que o presidente Lula descarta a hipótese da reeleição. Não interessa à democracia brasileira e nem ao governo essa atitude. Tal possibilidade fere a história da esquerda no país. Claro que o tema da eleição representa capítulo a ser discutido. Defendo mandato de cinco anos sem reeleição'.

Luiz Carlos Heinze, do PP: 'Há tempos esse assunto é tratado nos bastidores e apenas agora veio a público. A idéia fere a democracia. Se Lula quiser, seguirá os passos de Hugo Chávez. O PT vem trabalhando para isso, pois não quer deixar o poder. Muitos partidos se unirão contra a medida'.