Duas vezes capital
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 15/11/2007
Governadora Yeda Crusius sanciona projeto de lei que torna Passo Fundo Capital Estadual da Literatura, reafirmando título concedido pelo Congresso Nacional
Segundo ON
Depois de passar pela Assembléia Legislativa e ser aprovado por unanimidade, o projeto de lei do deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) foi sancionado na quarta-feira (14) pela governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, tornando Passo Fundo, oficialmente, a Capital Estadual da Literatura. Para o deputado, a lei reforça a imagem de Passo Fundo como cidade que valoriza a literatura e a cultura em geral. "Passo Fundo abriga a Jornada Nacional de Literatura, um dos eventos culturais mais importantes do país. É uma cidade marcada pela formação de leitores e pelo estímulo à leitura", enfatizou.
Em vigor, a lei 12.838/2007 vem reforçar o título de Capital Nacional de Literatura, que deu visibilidade ainda maior ao município através do projeto de autoria do deputado federal Beto Albuquerque. "É uma complementação do título concedido pelo Congresso Nacional, com o intuito de valorizar ainda mais a cidade", concluiu Luciano Azevedo.
Jornada
Luciano lembra que tudo iniciou em 1981, quando a professora do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, Tânia Rösing, descontente com o fato de as ações culturais estarem concentradas em Porto Alegre, manifestou ao escritor Josué Guimarães o desejo de realizar um evento com a participação de escritores sul-rio-grandenses. A partir daí, nasceu o que viria a ser a grande manifestação literária que é a Jornada de Literatura de Passo Fundo.
O evento, ao longo de sua trajetória, abriu caminho para outros importantes projetos. Entre eles, o projeto Livro do mês da Capital Nacional de Literatura, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 e reuniu alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, além de estudantes universitários e professores em geral, para um debate com a escritora Marisa Lajolo. "Só é possível transformar o Brasil num país de leitores se a leitura efetivamente passar a integrar, como acontece em Passo Fundo, eventos ligados a diferentes instâncias da sociedade", declarou a autora de Destino em aberto. A importância do projeto foi destacada ainda pela coordenadora pedagógica da Prefeitura, Elisa Maria Klajn. Conforme ela, desde agosto do ano passado, 35 escolas e cerca de 1200 alunos se envolveram nas atividades da ação.